x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.064

Venda de imóvel por pessoa física

GENILZA QUEIROZ

Genilza Queiroz

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 9 anos Sábado | 8 agosto 2015 | 21:33

Tenho um cliente que construiu uma residencia e está vendendo o imóvel, preciso saber como é calculado o imposto de renda por pessoa física, o percentual aplicado e como é recolhido, apenas está registrado o terreno. Conto com vocês para resolver meu problema.

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Domingo | 9 agosto 2015 | 10:47

1. Baixe o programa Ganhos de Capital do site da RFB
2. Após a venda ser efetuada, pegue a matrícula do imóvel vendido, e com os dados que constam na matrícula preencha o programa. Coloque a data de aquisição, valor de aquisição, data da venda e valor venal conforme constam na matrícula.
3. Com os documentos das despesas da construção em mãos, como: tributos pagos à prefeitura, INSS, cartório, projetos, materiais para construção, mão-de-obra, enfim todos os custos (que tem os documentos hábeis que comprovam), deverão ter seus valores incluídos nos meses em que ocorreram.
4. Vá preenchendo o programa ganhos de capital com os dados, conforme o programa pede.
5. Ao final o próprio programa calcula o valor a ser pago como ganho de capital, que será de 15% sobre o lucro.
6. No programa já existe a opção de se imprimir o DARF com o código devido. Esse imposto é pago no mês subsequente ao da venda.
7. Na próxima DIRPF do vendedor esse aplicativo (ganhos de capital) deverá ser importado para a sua declaração e o imóvel vendido deverá ser baixado de seus bens.

APARECIDA MOTA
GENILZA QUEIROZ

Genilza Queiroz

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2015 | 18:48

Abrigada por me responder, agora o valor de aquisição eu só sei do terreno porque o imóvel foi construído desde do início não se trata de melhoria, como substituo o valor de aquisição? Seria todos os custos da construção, posso informar assim?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2015 | 19:57

No programa tem que marcar o valor de aquisição do terreno na data da compra e depois ir informando os custos da construção na data em que ocorreram, conforme constam nos documentos hábeis que você tem em mãos. Baixe o programa que verá que ele é auto explicativo.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade