x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 13.112

Nova lei - Erro dos contadores ao recolher os impostos das n

Luiz

Luiz

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 17:08

Boa tarde,

Sexta-feira passada fui chamado ao escritório contábil no qual toma conta da minha empresa (simples Nacional) e tive uma notícia muito ruim no qual os contadores me disseram que desde janeiro esta uma nova lei em vigor no qual o meu tributo de 6% foi para 19,5% e eles não virão isso.
Assim aproximadamente 15% de cada nota fiscal tirada pela minha empresa não foi recolhida devido ao erro grotesco.

Gostaria de saber como calculo exatamente essa multa, se é calculado encima do valor total das notas ou apenas daquilo que não recolhi, e se alguém já vivenciou algo assim como devo proceder para resolver essa situação?

Alguém poderia me ajudar?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 17:16

Boa tarde Luiz!

Isso é extremamente uma falha grotesca de sua contabilidade. Eu como contador, sugiro que você mande eles calcularem os valores do Imposto corretamente, com Juros e Multas e voce apenas pagar o principal, sendo o restante deles. Isso é um absurdo mudar uma Lei e o responsável pela sua empresa não ter "visto". Erros acontecem e os profissionais tem que arcar com os prejuízos causados À outros, como no seu caso.
Essa seria a primeira atitude que eu tomaria.

A Segunda seria mandar eles entrarem com um processo de Parcelamento dos valores não recolhidos (não sei como está o seu caixa), mas pode ser feito isso e assim minima mensalmente o desembolso.

A Terceira é fazer tudo isso em papel, assinado por você e pelo responsável da contabilidade, de preferência por um Advogado, colocando cláusulas que garantam a execução ou penhora de bens, caso o escritório não arque com a responsabilidade.

A quarte depois de tudo formalizado na Receita e entre você e o Escritório, procurar um outro imediatamente e trocar, pois a confiança, que é a base de tudo foi quebrada.


Sds e boa sorte

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Luiz

Luiz

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 17:25

Eduardo Molinari

Irei te contar um pouco mais em detalhes, somos uma empresa pequena e pelo calculado só de imposto que não foi pago foram 26 mil, tirando a multa que acredito que tenha sido mais uns 5 mil. Eu não acho correto ter que desembolsar os 26 mil, pois se soubesse desse aumento significativo teria repassado uma parte ao cliente como toda empresa faz, desse modo gostaria de entrar em um acordo com eles para que paguem as multas e metade do valor de nf , para que assim consiga arcar com os 13 mil que sobraria.

Detalhe muito importante é que eu ia fechar a empresa(caso não pegasse mais projetos de software), mas se eu fechar e não estiver tudo já certo o governo parece que tem entre 2 a 5 anos par ame cobrar o imposto e multa.

Concorda comigo?


Desde já,

Obrigado !

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 07:24

Bom dia Luiz!

Hoje para baixar uma empresa está muito fácil, já que não se pede mais as CND (Certidão Negativa de Débitos).. mas isso não impedirá da Receita vir cobrar você e sim, ela tem o prazo de 5 anos para efetuar essa cobrança, ou seja....como estamos em 2015 (só para vc saber fazer a conta) ela pode cobrar você do ano de 2010 até agora.... ou seja.. se vc fechar agora, ela tem até 2020 para te cobrar, isso com juros e multas....

Eu na minha opinião faria o que te disse antes... o erro foi deles em não repassar a Lei (que deve ser a inclusão no Super Simples e aí você deve ter caído no anexo VI, que onera em muito os impostos.

Não tem muito o que fazer pois a empresa está em seu nome e o responsável por ela é você, mas vc deve sim fazer um acordo com o escritório para que eles paguem a multa e parcelem o imposto, sendo que por denuncia expontânea a multa cai muito.

Se eles não quiserem assumir a parte deles, na forma que te falei, com documento assinado e registrado em cartório feito por um advogado, você poderá denunciar o mesmo ao CRC/SP e isso vai acabar com o escritório e com o contador responsável.

Infelizmente não é isso que deverá acontecer, por isso, tente um acordo justo, mas já te adianto que se eles pagarem as multas e os juros já estará de bom tamanho, porque infelizmente você faturou, teve receitas e o LEÃO não quer nem saber se você sabia ou não o quanto devia à ele.


Tenhas boa sorte meu caro

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.