x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.072

Venda de um Terreno

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 15:43

Boa tarde!

Gostaria da ajuda dos colegas sobre um assunto do qual eu não sei nada.. rsrs

Tenho uma empresa, que possuí várias fazendas como Ativo Imobilizado, a questão é a seguinte:
Em 1989 ele comprou uma Fazenda no valor de 48.000,00 esse bem está registrado no balanço.
Terreno - R$ 48.000,00
Porém a empresa vai vender esse Ativo só que agora depois de muitas benfeitorias vale uns R$ 200.000,00
Pergunta como fica a contabilização desse bem na Contabilidade e quais impostos vai incidir sobre essa venda?

Grata!

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 20:17

Boa noite Débora,

Para obter as respostas que procura, você precisa providenciar duas coisas:

1 - Informar o sistema tributário adotado pela empresa em questão. Disto dependerá a carga tributária sobre o ganho de capital.

2 - Repetir seu questionamento acerca da contabilização na sala "Contabilidade".

...

DEBORA FEITOSA

Debora Feitosa

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 07:41

Saulo Heusi,

Vou fazer o que me pediu, sendo assim a minha empresa é tributada pelo Lucro Presumido.
Quais os impostos e sobre qual valor irá incidir os tributos?

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço." (Dave Weinbaum)
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2015 | 11:38

Bom dia Débora

O ganho de capital é a diferença positiva entre o custo contábil do imóvel (terreno e benfeitorias) já diminuído da depreciação acumulada até a data da venda e o valor desta.

A carga tributária sobre o ganho de capital - apurado da forma acima - de empresas tributadas pelo Lucro Presumido é:

IRPJ = 15%
Adicional IRPJ = 10%
CSLL = 9%

Notas:
- Tais impostos devem ser somados aos decorrentes de suas receitas normais, e pagos no mesmo DARF com o mesmo código da Receita

- O adicional incide sobre a parcela de lucros que exceder a R$ 60.000,00 no trimestre e deve ser calculada tendo-se como base também as receitas normais do trimestre. O Adicional deve ser calculado somado e pago no mesmo DARF do IRPJ (acima)

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade