x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.056

Compensação de retenções federais de IR em outro trimestre

Ayslan Gleiser

Ayslan Gleiser

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 08:50

uma empresa do lucro presumido teve retenção de IR, e não foi lançado no abatimento dos impostos trimestrais, no caso o IRPJ.
assim, pagou um valor maior que o devido.

NO caso eu posso utilizar esse valor de abatimento que deveria ser utilizado no 1° trimestre ,para diminuir o valor do IRPJ no segundo trimestre.?

existe alguma lei ou artigo falando a respeito disso.

obrigado pela ajuda.

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 09:35

Ayslan Gleiser bom dia!

Acredito que o correto seria fazer uma retificação dos lançamentos considerando a retenção. Aí apurando o pagamento à maior, fazer a compensação no 2º trimestre.

Inclusive em DCTF, corrigir com o valor do débito considerando a retenção (menor) e lançar o DARF pago a maior. E aí fazer a Per/Dcomp da compensação do crédito do 1º trimestre no débito do 2º trimestre.

Se você não fizer isso, quando do cruzamento das informações dará diferença.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 11:23

Bom dia Ayslan

uma empresa do lucro presumido teve retenção de IR, e não foi lançado no abatimento dos impostos trimestrais, no caso o IRPJ.
assim, pagou um valor maior que o devido.
NO caso eu posso utilizar esse valor de abatimento que deveria ser utilizado no 1° trimestre ,para diminuir o valor do IRPJ no segundo trimestre.?

Você tem o prazo de cinco anos a contar da data da retenção, para diminuir do imposto de renda calculado sobre suas receitas normais, aqueles retidos na fonte.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade