x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 759

Simples X Lucro Real - Comercio e Prestacao de servicos - Su

Leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) Computação
há 9 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 09:53

Bom dia turma!

Estou com uma dúvida em relação ao regime de tributação escolhido.

Hoje estou no simples nacional e minha atividade é de prestação de serviço (Eirelli ME).

Pensei em fazer também o comercio de peças de informática, só que pelo que entendi, existe a MP do bem que dá isenção de PIS e COFINS para determinadas compras.

Se eu entendi bem, ao utilizar o simples nacional para comercio, irei perder parte deste lucro desta isenção de pis e cofins pois no Simples nao possui credito de icms (e nem de pis e cofins?).

Sendo assim, entendi que para fazer comercio, seria melhor trabalhar com lucro real ou presumido do que no simples.

Porém, contudo, todavia, isto irá impactar na nota fiscal de prestação de serviços a qual pago 6% de imposto.

Estou correto no pensamento? Podem me dar uma luz?
Se alguem puder me indicar algum material para leitura que também explique o funcionamento destes créditos e como posso me creditar e tambem como utilizar este credito ao meu favor seria de muita utilidade.

Obrigado!
Pucci

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 13:16

Boa tarde Leonardo,

Tenha certeza (absoluta) que hoje a tributação menos onerosa no Brasil ainda é a do Simples Nacional.

Tanto a do Lucro Presumido quando a do Real por Estimativa Mensal ou a Real Trimestral, são bem mais "caras". O aumento se dá a partir inclusive dos honorários contábeis, das obrigações acessórias e dos impostos e contribuições propriamente ditos.

Em hipótese alguma qualquer outro sistema tributário será menos oneroso, a menos (é claro) em raros casos como os dos serviços caracterizadamente de profissão regulamentada e mesmo assim, se o total anual das receitas for inferior a R$ 180.000,00 são raros os casos em que não compensa adesão ao Simples Nacional.

Isto é ponto pacifico de discussão.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade