x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 3.744

Faturamento mensal do MEI

Marcelo

Marcelo

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 17:34

boa tarde !!!

o microempreendedor individual (mei) que ultrapassar o faturamento no primeiro mÊs de r$ 5.000,00, jÁ fica fora do mei ?

grato.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 25 agosto 2015 | 17:58

Marcelo, o valor limite para enquadramento como MEI é de R$ 60.000,00 anuais. Se faz uma provisão de R$ 5.000,00 apenas para se tomar como base o faturamento médio mensal.

O que não pode acontecer é sua receita bruta anual ultrapassar R$ 60.000,00 pois ai a empresa sai do enquadramento MEI. Lembrando que esse total é proporcional ao mês de adesão ao MEI. exceder no ano-calendário de início de atividade o limite proporcional previsto no §2º do art. 18-A da Lei Complementar nº 123, de 2006 (R$ 5.000,00 multiplicados pelo número de meses compreendido entre o início de atividade e o final do respectivo ano-calendário)

Att,
Fabiana

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 13:59

Boa tarde João,

Supondo que eu SOU PJ MEI E minha empresa e se consultoria e não fiz nenhum movimento no ano, o que acontece?

Não acontece nada.

Você terá que pagar todos os DARFs emitidos via Porto do Empreendedor, transmitir a DASN-SIMEI e pronto.

Isto porque você não é obrigado a obter receitas decorrentes do MEI, o que não pode é auferir o total de receitas em total superior ao limite anual de R$ 60.000,00.

...

Stefano

Stefano

Iniciante DIVISÃO 2 , Representante
há 10 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 12:06

Fabiana,
obrigado pelas informações.

Tenho uma última dúvida..abri o MEI em outubro 2015, até o final do ano faturei R$2.000.
Em janeiro 2016 vou faturar em volta de R$10.000..mantendo presente que nos próximos meses o meu faturamento vai ser inferior a R$5.000 e que em dezembro 2016 não estourará o limite de R$60.000, terei problemas com este faturamento de janeiro?

Obrigado de novo..

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 12:47

Você fechou o faturamento de 2015 em dezembro/2015.

Agora iniciou-se um novo ano em janeiro/2016 que termina em dezembro/2016.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies