FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Renato Saalfeld
Prata DIVISÃO 5 , Micro-Empresário
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 09:49
Bom dia !!
Eu tinha uma procuração para negociar um terreno e negociei por 120.000,00 e esse vlr foi transferido pra minha conta e vou repassar futuramente ao proprietario , a minha duvida e sobre o meu IR, pois como farei pra declarar esse vlr, e se pagarei imposto sobre ele, mesmo não sendo meu, mas deve permanecer na minha conta até o ano que vem..
Gratto.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 11:40
Bom dia Renato,
Se você tem procuração e pode assim provar a origem deste dinheiro, fique tranquilo, não terá problema em justificá-la.
Você não irá declarar este valor, na realidade irá declarar apenas o saldo existente em 31/12/2015 na conta corrente em questão. Não há incidência de imposto sobre tal importância.
Isto significa, que a Receita não saberá do referido depósito e não poderá lhe pedir informações sobre a origem do mesmo? Não!
Ela (Receita) fica sabendo sim, pois o Banco a informará sobre sua movimentação financeira. Desta forma ela poderá lhe pedir explicações sobre a origem do dinheiro que lhe permitiu fazer o referido depósito.
Neste caso, se isto acontecer (pouco provável mas não impossível) você deve apresentar a procuração e cópia da Escritura de Venda do referido imóvel. Desta forma, (repito) não terá problema nem custo algum, portanto fique tranquilo.
...