x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 841

EFD Contribuições / Demonstração dos Créditos Apurados

Paulo Sergio Romão

Paulo Sergio Romão

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 13:33

Prezados Colegas, bom dia !!

Tenho visto vários questionamentos relacionados aos saldos que são informados quando da geração da "Demonstração dos Créditos Apurados no Período na EFD CONTRIBUIÇÕES.

A fim de tentar gerar os saldos de créditos a utilizar em períodos futuros, em consonância com a realidade da empresa (saldos que de fato serão utilizados em períodos futuros) utilizei os blocos M110 (PIS) e M 510 (COFINS) relativos aos "Ajustes de Créditos de PIS e COFINS apurados, utilizando nos campos "Tipos de Ajuste" (01 - Acréscimos e 0 - Redução) para informar os créditos de períodos anteriores (Opção 1 / Acréscimos) e os créditos que estão sendo utilizados naquele período de apuração (Opção 0 / Redução).

Para o campo "Código do Ajuste" informei a opção 05 (Ajuste Oriundo de Outras Situações).

E ainda, no campo "Descrição Resumida dos Ajustes" informei que tratavam-se de "ajustes relativos a apuração do PIS / COFINS relativos ao período XX/XXXX (Para os Acréscimos) e "ajuste relativos ao aproveitamento de crédito PIS / COFINS relativo ao período XX/XXXX. (Para as reduções)

Deu certo !!!

O Demonstrativo dos Créditos Apurados no Período" retratou os saldos, que de fato, serão utilizados em períodos posteriores.

Porém, resta uma dúvida:

Eu posso utilizar este recurso para acertar os saldos deste demonstrativo ?

Haverá alguma implicação para a empresa ??

Certo de vossa atenção, aguardo.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade