Camila W
Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente MarketingOla
tenho diversas duvidas sobre IR sobre ganho de capital na venda de imovel residencial e preciso MUITO da ajuda de vcs
(e espero que seja util para varias outras pessoas que consultam esse forum tambem)
1- posso vender 2 imoveis e comprar 1, se ambas as vendas forem anteriores (e em no max 180 dias da primeira venda) a compra, posso ter isencao do IR no ganho de capital das duas vendas?
2- o custo da documentacao exigida para o processo de venda (certidoes em cartorios e orgaos governamentais) podem ser abatidas do ganho?
3- a comissao soh pode ser abatida de houver a emissao de NF por parte do corretor?
4- exemplos de calculo do IR
a. venda imovel 500mil, comissao paga: 30mil; valor do imovel no IR do ano anterior a venda: 400mil
ganho de capital: 15% de " 100mil (500 venda-400 declarado) -30mil (comissao)" ?
b. venda imovel 500mil, comissao paga: 30mil; valor do imovel no IR do ano anterior a venda: 300mil; valor de financiamento imobiliario quitado no momento da venda: 100 mil.
Como fica a inclusao dos 100mil do financiamento?
5- no caso da venda de um imovel de 3 proprietarios, no valor de 300 mil. Ha isencao de IR:
a. independentementedo valor do ganho de capital, se unico imovel, ou ha um teto de valor de ganho?
b. se for unico imovel para um proprietario "A" mas outros 2 proprietarios "B e C" tiverem simultameamente mais um imovel, o proprietario A pode ter a isencao?
6- o que vale como data de venda eh a data da assinatura da proposta de compra e venda ou a data de escritura em cartorio?
7- o mais complicado dos casos pois pedi financiamento em banco, ja que nao tenho certeza de vender meu apartamento antes da compra do novo
imovel a ser vendido tem valor em IR do ano anterior em 400mil
valor da venda: 600mil
comissao: 36 mil
imovel a ser adquirido (dentro do prazo, etc): 800 mil
pedi um financiamento de 300mil no banco, e pensava em pagar 500 mil com recursos proprios sem a venda do imovel atual. Como a papelada ja esta no banco, acho que pedir para mudar o valor financiado vai atrasar tudo...
pensei em fazer assim:
a. 300 mil financiamento (assinado apos a venda do imovel atual, claro)
b. 500 mil recursos proprios
c. amortizacao do financiamento no valor de 65 mil (para os 500 + 65 somarem o total da venda do meu imovel menos a comissao)
isso me daria o direito de ter a isencao do IR ou nao?
Devo seguir assim ou parar tudo no banco e pedir um financiamento menor usando ja 100% do recurso liquido da venda como recursos proprios?
8- ha alguma restricao de isencao do IR no ganho de capital se eu vender meu imovel para uma pessoa juridica??
muito agradecida,
Camila