x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.145

Dúvidas Referente aos impostos no comércio de info

Dante Pere

Dante Pere

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Informática
há 16 anos Sábado | 2 agosto 2008 | 11:36

Caros Colegas, tudo bom? Espero que sim!

Vocês poderiam estar me auxiliando?

** Estou criando este mesmo tópico nesta área pela recomendação da Suzanne.

Ele também está aqui: http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=18998

As dúvidas são tantas! Tentarei exemplificar:

1 --------

Minha empresa (Optante pelo Simles Nacional / Comério de Produtos de Informática e Eletronicos.) localizada em São Paulo adquiri um produto também do estado de São Paulo, sendo esta empresa(Não optante pelo Simples Nacional).

Há duas situações:

A) - A empresa onde adquiri o produto consta na NF o valor de 18% de ICMS
B) A empresa onde adquirir o produto consta na NF o valor de 12% de ICMS

Vale lembrar que são duas empresas, localizadas também no estado de SP.

Enfim, há diferença quando adquirido este produtos? Mesmo que seja o mesmo material?

Exemplo:
Comprei por 100,00 R$ e venderei por 125,00 R$, pagarei somente o imposto (que consta na tabela do simples) para o comércio até 120mil -> 4% sendo assim, irei recolher 5,00 R$ ?

DÚVIDA: Há algum outro imposto ou custo, idependende da empresa A ou B adquirido?

Porque há esta diferença de ICMS, no mesmo estado?

2 --------

Agora irei citar uma outra situação:

Minha empresa (Optante pelo Simles Nacional / Comério de Produtos de Informática e Eletronicos.) localizada em São Paulo adquiri um produto também do estado de São Paulo, sendo esta empresa(OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL).

DÚVIDA: Poderá gerar algum custo extra para mim?

Ou irá seguir o mesmo exemplo?

"Comprei por 100,00 R$ e venderei por 125,00 R$, pagarei somente o imposto (que consta na tabela do simples) para o comércio até 120mil -> 4% sendo assim, irei recolher 5,00 R$ ?"

3 ----------

Ainda, no mesmo "assunto", porém, uma situação onde a empresa está localizada em outro estado, como por exemplo, RJ.

Minha empresa (Optante pelo Simles Nacional / Comério de Produtos de Informática e Eletronicos.) localizada em São Paulo adquiri um produto do estado RIO DE JANEIRO, sendo esta empresa(Não Optante pelo Simples Nacional).

DÚVIDA: adquirindo um produto por 100,00 R$, vendendo por 125,00, irei recolher somente os 5,00 R$ (4% referente a tabela do Simples, de 0 até 120mil) ou por ser de outro estado terei de estar recolhendo alguma diferença? Se sim, qual e referente a qual valor, de compra ou de venda?

4 -------

Minha Empresa (não irei repetir, creio que vocês já até decoraram hehehehehehehe...)

- DÚVIDA estou emitindo uma nota fiscal para um consumidor final que está localizado em outro estado (RJ, PR, BA....) irei recolher os impostos normalmente? Como se fosse para o estado de SP? Quer dizer, irei recolher os 4%?

Pois sendo uma empresa que comercializa através da Internet, é enviado o produto para todo o território nacional.

Pessoal, por enquanto é só (pouco, não?) São estas dúvidas e muitas outras que até agora não consegui sanar, pois até mesmo conversando com 1 ou 2 contadores surgem informações divergentes.

Se possível, quando forem responder, numerem (1,2,3,4) para que eu possa relacionar a minha dúvida com suas respostas, e por favor hehehe, não sejam muito profissionais, expliquem de forma vulgar mesmo, pois se forem muito técnico talvez não entenderei corretamente pois não conheço todos os termos.

Obrigadão, e boa noite a todos.

CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 16 anos Domingo | 21 setembro 2008 | 00:37

1 - Porque há esta diferença de ICMS, no mesmo estado?

O regulamento do estado de São Paulo tem tributação diferenciada, para produto adquirido de Indústria com PPB que, neste caso, é tributado de forma diferenciada. Verifique os amparos nas notas, pois certamente, encontrará klá o motivo da diferenciação.

2 - Ou irá seguir o mesmo exemplo?

Não tem acrescimo algum.

3 -Aquisiçaõ de outro estado?

Deve verificar com seu contador se deverá pagar diferencial de alíquota pela entrada ou até ST se o produto internamente for sujeito a ST.

4 - Consumidor final?

Sempre será final e tratado como se tivesse comprado no seu balcão. O uso da internet para venda não diferencia em nada o adquirente. Fica como se tivesse comprado virtualmente na sua casa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade