
Ana Veleda
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Prezados, bom dia!
Gostaria de saber se as empresas que não são obrigadas a entregar a ECD precisam informar na ECF o plano de contas?
respostas 3
acessos 974
Ana Veleda
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Prezados, bom dia!
Gostaria de saber se as empresas que não são obrigadas a entregar a ECD precisam informar na ECF o plano de contas?
Rafael Salgado
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a) Ana Veleda, Boa Tarde!
Já vi várias orientações quanto a isso, que neste caso deveríamos gerar o arquivo tipo L (Livro Caixa) para assim não ter a obrigação de plano de contas, balanço, dre... Porém eu não concordo com esta afirmativa, pois se a empresa é regime competência, não acho correto informar que ela é regime caixa na ECF para ficarmos desobrigados na transmissão de apresentar a contabilidade.
Abaixo está a orientação passada a respeito disso, porém eu discordo e transmiti minhas ECFS todas tipo regime competência com a contabilidade (plano de contas, etc...), mesmo algumas ainda sem ter a contabilidade fechada, lancei apenas as receitas, informações do DP, notas fiscais compras e vendas, serviços, tributos, dirf, etc... pendentes somente as despesas...
"Tipo de escrituração (Contábil ou Livro Caixa)
– As empresas que não entregaram a ECD – Escrituração Contábil Digital – este ano devem gerar suas ECFs pelo método Livro Caixa. É o caso de empresas no Lucro Presumido que tenham distribuído lucros abaixo do limite previsto com base na presunção de lucro. Este método simplificado dispensa a apresentação do Balanço Patrimonial e DRE. Nestes casos a confecção da ECF é simples, devendo ser informados as bases de cálculos e as deduções cabíveis nos registros P100 a P500.
Já as empresas obrigadas a entrega da ECD ou as que optaram por entregá-la, devem obrigatoriamente gerar a ECF tipo Contábil. Deverá então ser importado os dados da ECD, a saber o Balanço e DRE do período. Aqui mora o perigo. A ECD tem cunho societário enquanto a ECF tem o enfoque fiscal.
É possível que na entrega da ECD o contribuinte tenha gerado seus demonstrativos contábeis anuais. Se a apuração do IRPJ e CSLL deste contribuinte for trimestral, então este deverá corrigir os demonstrativos na ECF, gerando-o trimestralmente. Caso contrário o programa validador não permitirá a entrega da declaração."
Espero ter ajudado. Grato!!!
E se alguém quiser/puder expor sua opinião quanto a isso agradeço.
Ana Veleda
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Rafael,
Muito obrigada pelo retorno!
E também concordo com você.
Aqui, infelizmente optamos para a opção livro caixa, indo contra a minha vontade.
Abraços.
Rafael Salgado
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a) Ana Veleda, Boa Tarde!
Disponha sempre que precisar.
Até mais.....
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade