Willams Jose da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeBom dia, srs, consultores, estou precisando de um auxílio sobre uma questão, eis a mesma: fiz um IR, de uma pessoa no exercício 2014, a mesma informou que seu esposo era sua dependente. Quando foi este ano, chegou em sua residência uma notificação da Receita, com divergências, gerei um código de acesso e foi constatado que o esposo dela, havia trabalhado em uma empresa e não foi passado pra que eu informasse os rendimentos de dependente. Solução fazendo a retificação se eu retirar o esposo dela da declaração o valor que ela já pagou de ir passa de R$ 701,00 para R$ 1.010,90. Se eu deixá-lo na declaração e informar os rendimentos dele que foi de 16.870,00 + ou - ,, somando com o rendimento dela o imposto passaria a mais de 3 mil reais a pagar. O que eu devo fazer?
Complementando a pergunta feita acima, e se pode retificar retirando o esposo dela como dependente, quais as implicações da nova declaração? Tem multa? ou só paga a diferença do novo valor a pagar? e no caso do esposo, ele se for possível retirar da relação de dependência dela, será obrigado fazer a declaração dele também, mesmo sendo isento de imposto por não atingir o valor para declarar? E caso ele seja obrigado fazer também porque já constava como dependente na declaração da esposa vai ter multa por declarar fora do prazo a dele?
Desde já Agradeço,
Rio Largo/AL, 01 de Outubro de 2015