Erica
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista NegóciosPessoal,
Peço a ajuda de vocês para encontrar uma solução para a seguinte situação:
Cenário:
O CNPJ e a inscrição estadual de uma empresa varejista foram concedidos em 07/2015. A obtenção da inscrição municipal ainda encontra-se em andamento e no Sefaz-rj a empresa está cadastrada como REGIME NORMAL.
Até o momento a empresa não possui empregados registrados e a partir da data em que o CNPJ foi obtido ocorram a compras de mercadorias. Não ocorreram escriturações até o momento.
Problema:
O dono da empresa achando que a empresa havia sido enquadrada no simples nacional parametrizou o sistema próprio para emissão de NFC-e como simples nacional e tem emitido notas desde o dia 10/10/2015. Porém, como dito anteriormente a empresa ainda não realizou a opção pelo simples, estando registrada pela tributação normal. Ressalto que o objetivo do dono é que a empresa seja do simples nacional. Dessa forma, o que fazer?
1) A empresa ainda pode ser enquadrada no simples nacional? Em que momento a opção poderá ser realizada?
2) O que fazer com as NFC-e que tem sido emitidas como simples durante o tempo em que a empresa esteja registrada como regime regular?
3) Como escriturar essa empresa?
Desde já muito obrigada a todos.
Erica.