Vania Cristina Moura dos Santos
Iniciante DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeBom dia a todos.
Estou com uma situação nas mãos e gostaria de opiniões dos nobres colegas que por ventura já viveram isso:
Tenho um cliente que é Representante Comercial. Sua única transação é emitir a nota fiscal para a empresa a qual representa. Não tem escritório, não tem funcionários, nenhuma despesa empresarial. A empresa pediu que todos os vendedores abrissem CNPJ e a maioria assim o fez, admitindo suas esposas como sócias, mas apenas para receberem suas comissões sobre vendas. No corpo das notas emitidas, há um desconto de 1,5% referente IRPJ. Porém, o antigo colega, não sei se por inexperiência ou não entendimento de como deve ser a prática, além desses 1,5% descontados em nota fiscal de prestação de serviços, emitia DARF's normais de PIS, Cofins, CSLL e IRPJ para o representante, fora i ISS que lhe era devido.
Quando ele me procurou, disse que alguns "administradores", "advogados" informaram que ele poderia pedir Restituição ou Reembolso desses valores pagos.
Pergunto: Isso procede? Se sim, este pedido de restituição ou reembolso dá-se através da PER DECOMP?
Desde já agradeço imensamente os pareceres.