Kalin Gonçalves
Bronze DIVISÃO 1 , Sócio(a) GerenteBom dia a todos, tenho um duvida de procedimento que vem gerando discussão no meu ambiente de trabalho resultando em opiniões diferentes, portanto venho recorrer a esse fórum em busca da forma correta de lidar com a situação.
Orientamos todos os nossos clientes a jamais pagar qualquer nota fiscal de serviço sem nos consultar antes devido a substituição tributária.
Entretanto de vez em quando algumas notas não são pagas pelo departamento financeiro deles(sim eu sei...) e isso resulta em serviços pagos sem nossa orientação.
Devido a isso, nesses casos acontece de um nota que deveria ter retenção ser paga sem o recolhimento.
Minha duvida: Como proceder quanto a retenção?
Devemos reter mesmo que com atraso, e dessa forma lesar meu cliente?
Não devo reter pois como foi pago integralmente o valor da nota, se retido e informado nas declarações a base de calculo da nota ficara superior, ou seja estaria sendo pago 2x o imposto devido.
Obrigado a todos.