x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.257

Irpj e CSLL - Lucro Real Trimestral - Contabilidade Atrasada

Visitante não registrado

há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 02:07

Boa noite, há pouco tempo comecei a trabalhar com Lucro Real, e estou me inteirando desse regime e suas particularidades.

Bom, trabalho na contabilidade de um grupo de empresas tributadas com base no Lucro Real trimestral, entretanto, a Contabilidade está atrasada devido a problemas com parametrização e funcionalidade do sistema que usamos.

Logo, não tenho contabilidade pronta referente ao 3º trimestre.

Posso fazer a apuração referente a esse trimestre por estimativa?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 08:14

Bom dia Emanoel

O sistema tributário adotado (não importa qual seja) é irretratável por todo ano. A menos (é claro) que a lei obrigue a mudança, como no caso de Lucro Presumido que extrapolou o limite, ou que obtenha receitas do exterior e até mesmo no do Simples Nacional quando a lei promove a exclusão pelos motivos nela especificados.

Nestes termos, se a opção é pelo Lucro Real Trimestral, não é admitida a mudança para o Lucro Real por Estimativa.

...

Visitante não registrado

há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 08:50

Obrigado Saulo pela atenção

Mas como faço então Saulo para calcular o IR a pagar referente ao Trimestre? Se de fato não tenho a contabilidade pronta como farei para apurar o lucro real trimestral?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade