Joao Felippe Tratch
Prata DIVISÃO 1 , Não InformadoBom dia caros colegas,
Me deparei com uma situação que me gerou dúvida, e como não sou muito experimente nesta área gostaria da opinião de vocês.
Tenho uma empresa lucro real anual. Ela apura balancetes mensais e concomitantemente realiza os cálculos por estimativa para ver qual opção é mais vantajosa.
De janeiro a junho de 2014 a empresa apresentou prejuízo ao levantar balancete (não sendo recolhido nenhum valor de impostos até esta data).
Ocorre que em julho a empresa apresentou lucro (pelo balancete de janeiro a julho) menor que por estimativa, sendo então pagos os devidos valores de IRPJ e CSLL com base no balancete.
Em dezembro, ao realizar o fechamento do exercício a empresa apresentou prejuízo.
A minha dúvida é: O que ocorre com os valores pagos de IRPJ e CSLL que foram recolhidos em julho? Posso pedir restituição em janeiro pelo PERDCOMP?
Ou ainda aguardar a situação se repetir (algum mês de 2015 a empresa apresentar lucro, IRPJ e CSLL a recolher) e solicitar compensação dos créditos pelo PERDCOMP?
O que vocês aconselham?
Em média demora a aprovação quando solicitamos restituição ou compensação pelo PERDCOMP?
Desde já agradeço pela atenção.
Att,