x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 630

Saldo negativo de IRPJ e CSLL - Lucro Real

Joao Felippe Tratch

Joao Felippe Tratch

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 10:25

Bom dia caros colegas,

Me deparei com uma situação que me gerou dúvida, e como não sou muito experimente nesta área gostaria da opinião de vocês.

Tenho uma empresa lucro real anual. Ela apura balancetes mensais e concomitantemente realiza os cálculos por estimativa para ver qual opção é mais vantajosa.

De janeiro a junho de 2014 a empresa apresentou prejuízo ao levantar balancete (não sendo recolhido nenhum valor de impostos até esta data).

Ocorre que em julho a empresa apresentou lucro (pelo balancete de janeiro a julho) menor que por estimativa, sendo então pagos os devidos valores de IRPJ e CSLL com base no balancete.

Em dezembro, ao realizar o fechamento do exercício a empresa apresentou prejuízo.

A minha dúvida é: O que ocorre com os valores pagos de IRPJ e CSLL que foram recolhidos em julho? Posso pedir restituição em janeiro pelo PERDCOMP?

Ou ainda aguardar a situação se repetir (algum mês de 2015 a empresa apresentar lucro, IRPJ e CSLL a recolher) e solicitar compensação dos créditos pelo PERDCOMP?

O que vocês aconselham?

Em média demora a aprovação quando solicitamos restituição ou compensação pelo PERDCOMP?

Desde já agradeço pela atenção.

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade