x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.001

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 15:39

Boa Tarde

Gostaria de saber se tem alguém que pode me ajudar no tocante a tributação de empresas do ramo de auto peças.
Tenho um cliente que possui 3 empresas deste ramo de atividade, todas elas estão no Simples Nacional, porém mesmo usando a tributação monofásica e o ICMS Substituição Tributária, está dando um imposto muito alto ainda: R$ +ou- 50.000,00 as 3 empresas.
Ai fui questionado pelo cliente se não existe uma forma melhor que faça com que o imposto fique mais barato.
Simulei pelo Lucro Presumido e a parte dos encargos sociais pesa muito na balança e acaba ficando uns R$ 8.000,00 mais caro ainda que o SN.
Se alguém tiver um luz no fundo do túnel, favor me iluminar. Já adiantando não trabalho com Lucro Real ainda, nunca fiz de nenhuma empresa.
Mas se puderem ajudar ficarei muito grato

Att

Flavio Cesar

Guilherme Simões

Guilherme Simões

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Tributos
há 9 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2015 | 13:41

Flávio boa tarde;

Mas o regime com tributação mais "em conta" é o do Simples, nem lucro real ou presumido encontrará alguma redução.
vale pesquisar as operações do cliente para verificar alguma que possa tomar crédito para reduzir o valor a pagar.

Abraço

Diego Monteiro

Diego Monteiro

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 15:26

Boa Tarde,
Você citou que o cliente tem três empresas, mas são CNPJ distintos ?
Caso seja matriz e filiais, aconselho a abrir novas empresas, pois o DAS é apurado pela somatória do faturamento das filiais, enquadrando na faixa de tributação , mas sendo empresas distintas, cada uma terá o seu faturamento anual.
Normalmente nesses casos compensa fazer o "desmenbramento".

Espero ter ajudado.

Att.
Diego Monteiro
(34) 9 9149-7576 
Uberlândia/MG
[email protected]

"Dar de si, antes de pensar em si"
Diego Monteiro

Diego Monteiro

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 08:17

Bom Dia,
Neste caso, você terá que fazer um planejamento tributário para cada uma.
Pelo valor que você informou que o cliente costuma pagar, trata-se de empresas maiores que a maioria, será necessário olhar folha de pagamento, produtos comercializados (tributação em cada regime), fornecedores, clientes, etc.
É algo trabalhoso, mas que neste caso, não tem outra alternativa;
Existe softwares para planejamento tributário, mas todos que vi são pagos e tem que ser "alimentado" corretamente , caso contrario o planejamento ficará errado.

Espero ter ajudado.

Att.
Diego Monteiro
(34) 9 9149-7576 
Uberlândia/MG
[email protected]

"Dar de si, antes de pensar em si"
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 08:26

Bom dia Flavio!

Olha, o Lucro Real não é um bicho de 7 cabeças não, mas fiquei curioso porque nas suas contas o Lucro Presumido ficou maior ainda que o SN.
Poderia passar a memória de calculo e qual a faixa do Simples que as empresas estão agora.... assim poderei te ajudar...

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 9 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 08:30

Bom dia Flávio,

Para o setor de autopeças no varejo a margem de lucro, em geral, não justifica o lucro real, ao menos não por aqui no Rio. Pela margem, acaba sendo melhor o Lucro Presumido, em todos os casos que já estudei.

Ao sair do simples, sempre, o que pesa é a folha. Legalmente não tem muito para onde correr. Tem uma galera que usa empresas sobrepostas, usando uma no simples pra suportar a folha e as outras no LP, mas não é propriamente legal, e não convém trabalharmos assim.

Forte abraço.

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 08:33

Bom Dia Diego
Obrigado pela ajuda e indicação, terei mesmo que fazer um bom trabalho para ver qual a melhor forma para este meu cliente.

Att

Flavio

Bom Dia Eduardo

Ficou maior pelos encargos sociais. A parte tributária ta até em conta.
Segue anexo a planilha para uma possível analise.

Grato

Flavio Cesar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade