x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.220

Empresa Holding (empresa Patrimonial)

MARIA AUXILIADORA DE JESUS CERQUEIRA

Maria Auxiliadora de Jesus Cerqueira

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 12:00

Faço a contabilidade de uma empresa patrimonial, com apenas o Cnae 68.22-6-00 (gestão e administração da propriedade imobiliária), tributada pelo lucro presumido. A receita da empresa é proveniente dos aluguéis dos imóveis. Os imóveis estão contabilizados no Ativo imobilizado. Ocorreu a venda de um terreno e considerei o resultado positivo como ganho de capital, calculando IR e CSLL nas alíquotas de 15 e 9%. Fui questionada quanto ao critério utilizado e gostaria de saber se estou correta, ou há outra forma de cálculo. Me disseram que há casos de redução de alíquota para até 6,73%

Grata!

Maria Auxiliadora de Jesus Cerqueira

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 13:40

Boa tarde Maria,

Se no Contrato Social da empresa está prevista a atividade de compra e venda de imóveis (próprios ou de terceiros) o referido imóvel deveria ser contabilmente transferido para conta de "Estoques" - Imóveis destinados a venda". Neste caso a tributação seria bem menor, pois não haveria a apuração do ganho de capital e esta recairia sobre a receita (total) obtida na venda deste. Nestes termos a presunção de lucros seria de 8 e não 32%.

Entretanto, não havendo a permissão contratual para este tipo de negócio, você está certa ao apurar e tributar o ganho de capital.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade