x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 902

Enquadramento de Cooperativa

Carlos Adriano

Carlos Adriano

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 10:18

Bom dia amigos.

Primeiramente quero pedir desculpas ao moderador do fórum por não ter postado minha pergunta em algum tópico já criado que discuta um dos assuntos que vou abordar. Justamente por serem várias dúvidas não consegui me encaixar em algum tópico.

Bom, recentemente fui convidado a assumir a Contabilidade de uma Cooperativa de Trabalho do Ramo Educacional. Como é tudo novo pra mim, tenho diversas dúvidas que gostaria de compartilhar com vocês.

a) A administradora me informou que o regime utilizado é de Lucro real. Como existe a desobrigação da CSLL e do IRPJ é realmente necessário manter esse regime? (A Cooperativa só tem ingressos de atos cooperados)
b) Eles vem recolhendo COFINS sob o regime não cumulativo (7,6%) Não entendo a vantagem. Está correto esse regime?
c) Em relação ao SPED, muitas dúvidas sobre a obrigatoriedade para Cooperativas. Eu realmente necessito de um software contábil para fazer a contabilidade e gerar o SPED?
d) Caso a Cooperativa adotasse o regime de lucro presumido, ainda assim é necessário o SPED?

Por enquanto é isso. Ainda tenho muitas dúvidas, mas deixo pra depois.
Abraços a todos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade