FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Não pago impostos a mais de um ano
Izaias
Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Radiologia
há 9 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 14:10
Arrumei um contador meia boca para me ajudar com as questões da empresa.
MInha empresa é uma empresa normal de serviços, e como não sabia nada de contabilidade, achava que eram impostos anuais, mas já passou de um ano e nada. Existe uma forma de eu (dono), emitir estes impostos e pagá-los????
Renata Mazzali
Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 08:25
Oi Izaias, bom dia.
A emissão das guias de recolhimento em si é fácil, porém, para fazer o cálculo do imposto devido - que não é algo tão simples assim - se faz necessário utilizar os serviços de um profissional da área. Por isso, sugiro que você procure outro contador, profissional este que poderá, não apenas calcular os impostos em aberto como poderá, também, entrar com um pedido de parcelamento.
Atenciosamente,
Renata Mazzali
Analista Contábil Pleno
Guilherme Heiderichi
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 08:48
Bom dia,
Complementando a resposta da Renata, fora os tributos, a empresa tem também diversas outras obrigações. Declarações do âmbito federal do projeto SPED, declaração municipal de serviços, são algumas delas, sem comentar a manutenção de alvarás, etc. Vale lembrar que a não entrega, ou entrega incorreta de declarações pode acarretar em multas.
O que sugiro mesmo é que procure um serviço de contabilidade que lhe oriente e preste os serviços de maneira correta, e claro você tem que estar disposto a pagar por isso, mas vai por mim, continuar no "meia boca" que você citou ou tentar fazer sem conhecimento técnico lhe sairá mais caro.
Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Paulo
Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 08:57
Bom dia Izaias,
Procure um contador que não seja meia boca para te ajudar. Se com o meia boca você já tem problemas, se quiser resolver sozinho, será pior ainda.
Você tem pago mensalidades ao contador? É muito estranho que o cara receba sua mensalidade e não lhe oriente em nada, não mande guias, não faça nada. Se for este mesmo o caso, você pode inclusive representar no CRC contra ele.
Forte abraço
Izaias
Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Radiologia
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 10:40
Obrigado pessoal pelas dicas, e já estou procurando outro sim. E esse outro eu pagava ele sim mensalmente, mas como não sabia como funcionava ele só me enrolou.
Obrigado!
Paulo
Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 11:52
Izais, pode ser que o novo contador lhe cobre para colocar a casa em ordem, isto não é nenhum absurdo... Por isso, é preciso conduzir bem o processo, porque de acordo com as suas informações, você pagou por algo que não recebeu e vai ter que pagar novamente para que seja feito. Converse com o contador atual para ver como está a situação certinha, para evitar prejuízo e que entregue o "menos errado" possível.
Boa sorte.
Abraço
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 14:25
Boa tarde Izaias,
Não exitem contadores "meia boca". Ou são contadores de fato ou apenas de direito por possuírem um diploma e registro no CRC.
Se você, que admite nada entender, foi capaz de detectar a incompetência deste contador, denuncie-o ao Conselho Regional de Contabilidade e exija o ressarcimento dos encargos (juros e multas) que decorrerão do atraso no pagamento dos impostos, contribuições e eventuais obrigações acessórias que ele omitiu por fazer jus ao adjetivo em questão.
Siga os conselhos postados acima, de preferência com a maior brevidade possível, desta forma estará evitando dissabores futuros.
...