x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.889

Empresa de Fabricação de Moveis Planejados

Diniz Contabilidade

Diniz Contabilidade

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 17:45

Boa Tarde.

Um cliente me procurou para ver a situação de sua empresa (ME SIMPLES) de fabricação e móveis planejados. Ele me relatou que a empresa foi aberta em setembro de 2014 e de lá para cá o contador responsável não lhe passou nada de imposto para pagar, empresa não está emitindo N.F. pois falta liberação da SEMAS. E o contador lhe falou que ele deveria fechar a empresa pois está gerando imposto mensal em torno de 1.500,00...

Quero pedir uma orientação dos contadores mais experientes sobre quais caminhos seguir para apurar a real situação dessa empresa, como devo proceder para colocá-la em dia e o que poderia estar gerando imposto se a empresa não está emitindo nota?

De já agradeço

Genival

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 23:54

Boa noite Genival,

Primeiramente na condição de prestador de serviços contábeis, aconselho que você se resguarde e elabore um contrato de prestação de serviços com este cliente, para delimitar as condições, valores de serviços, e as obrigações dentre as partes... sem julgar, mas colocando minha opinião, parcela destes clientes que vem com problemas de grande monta como este tem mais culpa (ou digamos culpa total) do que o próprio contador, o qual nem sabemos se recebia pelo serviço contábil, até porque poderia dar problemas executar serviços ruins ou não executar e recebendo do cliente, não é mesmo?

Sobre a viabilidade da empresa, é necessário colocar tudo em pauta, informações como faturamento atual, custos e despesas, dentre outras, colocadas de forma clara irão transparecer a possibilidade de continuar ou não exercendo as atividades.

Se gera um imposto de 1.500,00 (mesmo sem faturamento??), ele deve verificar com o contador o que é feita, pois podemos supor até que vem recolhendo um imposto com valor aleatório. Deve-se revisar a tributação, e se correta, analisar se o preço dos produtos são formados de forma correta, pois não adianta fazer e vender não tendo noção do que se paga para oferecer o produto.

Precifique cada produto, vá por partes, atente-se às obrigações acessórias e principais, pesquise no forum...

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Elias Nunes

Elias Nunes

Prata DIVISÃO 1 , Gerente
há 8 anos Domingo | 22 maio 2016 | 11:48

Bom dia.

Preciso fazer abertura de uma empresa na cidade de Ribeirão Preto-SP. O empresário já fez a abertura como MEI, então já está com CNPJ, NIRE e I.E. Entrei no ICAD online e tive algumas dúvidas no preenchimento da solicitação de abertura. Preciso informar o número da inscrição imobiliária ou o número do carnê do IPTU. Tudo certo. Mais adiante, deve ser informado a metragem em metros quadrados.Mas acontece o seguinte: a empresa será instalada no andar inferior, sendo que já existe um estabelecimento no andar superior. É necessário fazer o desmembramento do IPTU?

O CNAE da empresa é 31.01-2-00 - Fabricação de Móveis com Predominância de Madeira.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade