Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 5.245

Como calcular DARF pago a menor

ELIANA APARECIDA ROZA

Eliana Aparecida Roza

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente
há 9 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2015 | 07:44

Bom dia!

Emiti um DARF cod. 5952 a menor, Período de apuração 31/08/15 vencimento 18/09/15:

Valor errado: 13,76

Valor correto: 16,73

Sei que se retificar a DCTF a receita vai cobrar multas e juros mas preciso fazer o DARF com urgência, alguém sabe fazer o calculo ao contrario para descobrir o novo valor principal?

Grata

Eliana

Bruno Hanauer Balbinot

Bruno Hanauer Balbinot

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2015 | 08:07

Olá Eliana, com um regra de três você descobre o principal e multa para ajustar o Darf, porém, o valor total ficará inferior a R$ 10,00, o que não é permitido para Darf's neste código. Sugestão: ou você espera a receita cobrar este Darf quando a atualização da multa e juros permitirem que o Darf total atinja R$ 10,00, ou você faz um Darf com o valor do principal maior (R$ 8,50 por exemplo), para que já dê os R$ 10,00 com a multa e juros e possa regularizar agora.

Flavia Monteiro Barbosa

Flavia Monteiro Barbosa

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 23:08

Bom Dia

Tenho um caso semelhante porem ainda não venceu. Irei emitir um darf com 10,00 para evitar transtornos, o valor correto seria 6,01.
Mas fico com duvida em relação a DCTF. Como lanço lá o valor de 6,01 ou 10,00. Acho que deveria lançar 6,01 mas isto não traria divergencia e possiveis problemas na DCTF?

obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade