Osvaldo Troyanke
Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a)Olá a todos,
sou empresário, não tenho muito conhecimento de contabilidade, mas essa semana meu contador indicou que talvez eu deva sair do Simples e partir para o Presumido ou Real. Claro que antes de fazer isso vou buscar mais informações e ver se realmente compensa. Gostaria que os amigos aqui me dessem uma luz...
Tenho 3 lojas, cada uma delas em um CNPJ diferente (meu e dos meus pais), justamente para não passar do limite atual do Simples. Hoje, em média, minha alíquota fica em torno de 10%. Minha margem de lucro líquido fica em torno de 30% do total das vendas, e folha de pagamento costuma ficar bem próxima do imposto (10% do faturamento bruto). O Presumido para o meu segmento gira em torno de 8%, mas imagino que encargos trabalhistas se tornem mais altos.
A sugestão dele foi criar uma espécie de holding que administre a empresa, sendo essa a proprietária das lojas. Sei que preciso de muito mais informações para entender se vale a pena ou não, mas que gastos novos eu teria ao sair do Simples e partir para o Presumido e que podem ser muito maiores que os atuais? Obrigado desde já.
Osvaldo T.