Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 421

Cadastro Tomador de Serviços

Rodrigo Cruz Betança

Rodrigo Cruz Betança

Bronze DIVISÃO 4 , Economista
há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 11:51

Bom dia Prezados,

Para efeitos de cadastro de tomador de serviços no sistema em que trabalho, precisaria saber se há alguma maneira que eu consiga identificar quando uma nota fiscal de prestação de serviços é Tributada, Retida, Isenta, não tributada ou imune? Há como eu obter essa informação? Qual a diferença de uma para a outra?

Minha formação é em outra área e estou com certa dificuldade de entender essa parte hehehe

Muito obrigado pela atenção!

César Augusto Soares Leite

César Augusto Soares Leite

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 16:33

olá Rodrigo Cruz, boa tarde!

não sei se entendi direito sua pergunta, mas pelo que eu entendi você precisa saber como identificar se o serviço que sua empresa está tomando têm alguma retenção correto?

isso é difícil de identificar porque depende, o serviço que vocês estão tomando, onde o serviço é prestado e o local da empresa está localizada (no caso de incidir ISS) se a empresa é optante pelo simples, se é cadastrada na prefeitura de São Paulo, são muitas variáveis. mas para tentar te ajudar um pouco segue alguns links que podem auxiliar você na hora de fazer a retenção.

simples nacional (se a empresa for optante pelo simples, ela estará isenta dos impostos federais: Pis/Cofins/CSLL/IR), porém têm alguns serviços que são exceção, como serviço de limpeza, que mesmo optante pelo simples ainda assim sofre a retenção.

clique aqui

prefeitura de São Paulo (se a empresa estiver fora do estado de São Paulo e não estiver cadastrada no site, cabe a retenção do ISS)

clique aqui

porém, uma dica para você, sempre que aparecer uma nota fiscal, faça todas as consultas possíveis, porque a legislação tributária no Brasil muda sempre, e os impostos são diferentes de serviço para serviço.

espero ter ajudado

abs,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade