Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 802

Declaração de IR do exercicio de 2012

Fernando Pinheiro

Fernando Pinheiro

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 13:15

Olá, estou com uma dúvida!

Em 2012 eu não declarei IR, quando foi hoje eu fiz a declaração do exercício em questão.

A duvida é a seguinte, a declaração que fiz que era pra ter sido entregue em 2015 eu fiz, ta belezinha, sem nem uma pendência, a restituição de 2015 pode ficar retida enquanto a receita federal não processar a declaração de 2012?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2015 | 14:13

Boa tarde Fernando

A princípio uma DIRPF nada tem a ver com a outra em termos de restituição.

Entretanto nos últimos anos a Receita Federal tem retido o imposto a ser restituído se o contribuinte tem débitos junto a ela. Nestes casos a restituição fica retida até que se liquide o débito (se parcelado) ou seja bastante para liquidá-lo (se a restituição for maior).

...

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 15:41

Boa tarde!

Fernando,

É isso que o Saulo afirmou. Nos últimos anos, quando há débitos pendentes junto a Receita, ela tem enviado uma carta informando que as restituições a que tenha direito ficarão retidas até que os débitos sejam quitados. Tive uma experiencia dessa com um parente próximo, ele tem pendência junto ao órgão e então as restituição dos últimos dois anos estão retidas, pois ele ainda não resolveu a pendência.

Espero ter ajudado.

Att,

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
antonio w. f. de campos

Antonio W. F. de Campos

Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) Técnico
há 9 anos Quarta-Feira | 25 novembro 2015 | 22:02

Como os amigos ja lhe explicaram, essa entrega em atraso gerou uma multa, caso vc recolha o darf ate a data de vencimento, vc recebera sua restituição de 2015 sem problemas, caso não aja o pagamento do darf de atraso da entrega da declaração de 2012 eles descontarão o valor da multa da sua restituição após o processamento da declaração de 2012.

Antonio de Campos
Tc/Sp

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade