x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.945

Regime especial de tributação para Construtoras/Incorporador

Paulo Padrão

Paulo Padrão

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 9 anos Domingo | 22 novembro 2015 | 01:01

Compro terrenos e Construo casas para vender e pago 15% de ganho de capital.Criei recentemente uma pessoa jurídica para comprar o material da construção direto da fábrica e com isso aumentar o meu lucro de venda das casas.
Gostaria de saber se existe algum jeito de pagar menos imposto comprando os terrenos e vendendo pela construtora que criei. Neste caso , a minha construtora se enquadraria também como incorporadora, o que deixaria o regime de simples nacional. Só que como eu construiria sempre para o minha casa minha vida, eu poderia ter os impostos diminuídos, em função da Lei 10.931/2004 que instituiu o Ret - regime especial de tributação(1 e 4% deCofins, Pis/Pasep, Csll e IRPJ) e a MP 656/2014 que postergou os benefícios até 2018 ?
O que eu devo fazer? Continuar como pessoa física comprando os terrenos , construindo e vendendo as casas e só usando a PJ para comprar os materiais das fábricas ou fazer tudo com a PJ e aproveitar o regime de tributação especial para o minha casa minha vida ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 08:04

Bom dia Paulo,

Naturalmente você deve construir e vender pela pessoa jurídica que já constituiu. A habitualidade na compra dos terrenos, construção e venda de casas como pessoa física o equipara a jurídica. Nestes termos a Receita Federal pode lhe autuar.

Satisfaça minha curiosidade. Como (na pessoa jurídica) você dá baixa dos estoques adquiridos, se o utiliza na pessoa física?

Promova pesquisa no banco de dados do fórum acerca do assunto. Estou certo de que obterá as respostas que procura, pois muito já se tem comentado a este respeito.

...

MARCOS VIDAL

Marcos Vidal

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2016 | 10:00

Bom dia Pessoal,

Estou com uma dúvida, um cliente nosso possui uma Incorporadora e optamos pelo RET, queria saber se tenho que fazer um cadastro no CNPJ para cada venda que fizer mensalmente ou se podemos calcular o imposto no CNPJ que já criamos?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade