x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 847

Duvida sobre Lucro imobiliario e Usufruto

Leonardo Jose

Leonardo Jose

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Informática
há 9 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 11:02

Olá,

Minha mãe vendeu um imovel no RJ e está comprando outro imovel de maior valor. Ela pretende colocar esse imovel em nome do meu irmão, com usufruto para ela.

Se ela colocar o imovel em nome do meu irmão, com usufruto dela, ela vai pagar lucro imobiliario ?

O que sairia mais em conta, em termos de lucro imobiliario, imposto de transmissão (e outros) e custos em documentação, ou seja, custo final ? Usar usufruto, doação ou colocar direto no nome dele ?

Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 17:35

Boa tarde Leonardo

Se sua mãe doará o referido imóvel com reserva de usufruto vitalicio a seu irmão, deve ter em conta dois aspectos:

1 - Para todos os efeitos esta doação será considerada adiantamento da legítima, ou seja, parte da herança que lhe caberá futuramente. Neste caso deve haver o consentimento por escrito dos outros herdeiros, se houver. Seu irmão passa a ser o nu-proprietário, embora possa alugar, não pode vender o bem recebido enquanto o usufrutuário (sua mãe que tem o direito de usufruir do imóvel) viver.

2 - A doação com usufruto deverá ser escriturada em Cartório e além das custas desta, haverá também a a incidência do Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis (ITBI). Quando o usufrutuário morrer, seu irmão deverá apresentar o atestado de óbito e dar baixa no usufruto para passar o imóvel definitivamente para seu nome.

Promova pesquisa no banco de dados do fórum acerca deste assunto. Estou certo de que obterás as respostas às dúvidas que ainda persistam, pois muito já se comentou a este respeito.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade