x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 446

Declaração IRPF

GILMAR L. O. JUNIOR

Gilmar L. O. Junior

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 11:54

Bom dias!

Sobre declaração imposto de renda, eu posso declarar uma pessoa como dependente (pai) em minha declaração? Nesse caso o Pai entregou declaração IR neste ano!

Posso fazer retificação colocando-o como meu dependente (isso é para pagar plano de saúde como meu dependente)

Obrigado!

Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 14:33

Gilmar, boa tarde!

Vc pode colocar uma pessoa no caso o (Pai) como dependente sim, mas vale lembrar que se ele for aposentado ou receber algum benefício ou mesmo salário, vc tem que informar este rendimento na ficha de "rendimento recebido pelo dependente" e na maioria das vezes não vale a pena, pois a base de cálculo sobe bastante.

Fique muito atento, pois a receita esta mais criteriosa em relação a dependentes e despesas dedutíveis!

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Gilberto Alves

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2 , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 14:49

Boa tarde Gilmar,
Como voce informou:

Nesse caso o Pai entregou declaração IR neste ano!

Não pode ser considerado dependente quem já entregou declaração própria, com certeza a receita vai recusar sua declaração.
Espero que ajude.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2015 | 15:46

Elisabete, boa tarte!

Vc está correta, deixei passar esta informação "Nesse caso o pai entregou declaração IR neste ano". havia entendido que se ele fizesse a retificação incluindo o pai, este também estaria entregando a declaração...

Att.

Gilberto Alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade