x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 425

ICMS ST redução do valor do simples apurado

Marcelo Vanz

Marcelo Vanz

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2015 | 09:22

Bom dia!!

Estou com uma dúvida! Sou uma empresa do Simples Nacional, em determinado mês, apurei o "DAS da seguinte forma:

1- (+) receita 38.141,23 x 6,84% = 2.608,86
2- (-)ICMS ST 15.930,81 x 2,33% = 371,19
3- (=)Simples-----------------------= 2.237,67

Minha dúvida é:

Este valor do ICMS ST do item "2" veio das compras? A alíquota da onde foi retirada? Sei que a alíquota do simples é retirada de uma tabela ( anexo), tem relação com os 12 meses faturados contando com o mês ao qual esta se apurando. só não entendi este ICMS ST ???

Por favor alguem pode me explicar com exemplos numéricos e referencia em qual legislação???

"Não subestime sua capacidade de aprender, haja com determinação"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2015 | 15:40

Marcelo Vanz
Boa tarde!

No momento da apuração do Simples Nacional, você deve segregar as receitas, assim entendemos que a empresa em questão teve receitas sem substituição tributação e receitas com substituição tributação.

Desta forma deverá verificar os registros de saída afim de confirmar se realmente houve receita de produtos sujeitos ao Icms-St.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Marcelo Vanz

Marcelo Vanz

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2015 | 15:48

Boa tarde, então o ICMS ST do "ITEM 02" que reduz o valor do simples apurado de 2.608,86, para 2.237,67, provém da minhas receitas de 38.141,23. Ou melhor são saídas com ICMS ST, e não o ICMS ST das NF de compras???

"Não subestime sua capacidade de aprender, haja com determinação"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: