x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 595

Lucro Presumido x Simples Nacional

Susimara Assis

Susimara Assis

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2015 | 09:24

Bom dia

Estou recebendo um cliente que quer abrir uma Empresa com a Atividade: Comércio a Varejo de Veiculos Novos e Usados (CNAEs 4511/1-01 e 4511/1-02).

Gostaria de saber se essa Atividade é vantajosa ser Optante do Simples Nacional ou Não e quais são os encargos em ambas as Opções.
Ele trabalhará também com Veiculos em Consignação.

Alguem poderia me ajudar com uma comparação de tributos entre o Lucro Presumido e o Simples Nacional.

Desde já agradeço

Susimara
Escritório Contábil TURIBA

Visitante não registrado

há 9 anos Quarta-Feira | 2 dezembro 2015 | 13:47

Boa tarde Susimara!

Os CNAE's informados se enquadram no anexo I, com alíquota inicial de 4%, se ele chegar ao 3 milhões não pagará mais que 12% de impostos, a questão a verificar é se ele irá ultrapassar o limite de permanência no simples, todavia acredito que isso não aconteceria no primeiro ano da empresa, o que seria muito vantajoso, tendo em vista que os gastos com a folha de pagamento também seriam menores.

Já para as operações de consignação, do tipo "comissionado" (CNAE 4512-9/02 ), então aplicar as alíquotas constantes do Anexo III, inicialmente 6%.

Boa Sorte!

Susimara Assis

Susimara Assis

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 08:47

Obg Jaqueline

Mas quanto ao ICMS, ele só vai pagar dentro da porcentagem do Simples?

No Simples eu pego o Vlr total da Receita Bruta e aplico a % do Anexo, correto?

Mas no Lucro presumido, eu também pego o Total da Receita Bruta e aplico a % do PIS, Cofins, CSLL e IR?
E Faço ICMS de Entrada - ICMS da Saída? Ou o ICMS eu pago só sobre o Lucro da Venda?

Desculpa minhas duvidas.

Tem como vc me mandar uma tabela de % dos Impostos no Lucro Presumido e no Simples para eu fazer uma comparação?

Susimara
Escritório Contábil TURIBA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: