x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 867

Aproveitar Créditos de IR e CSLL em PIS e COFINS não cumulat

Marcelo Durães da Silva

Marcelo Durães da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 dezembro 2015 | 10:27

Senhores, estou com um problema que não sei como posso proceder..

Eu atuo como Auditor interno em uma Companhia publico x privada (Lucro Real) que está sendo transformada em Autarquia.

Em anos anteriores foram feitos os recolhimentos do IR e CSLL com base na presunção de lucro (lucro presumido trimestral), no entanto no final do ano houve prejuízo e desde então somente é registrado prejuízo todos os anos. Desta forma esse crédito não pôde ser utilizado.

O PIS e COFINS foi diferente. Houve um evento em 2012 que algumas prestações de serviços geraram créditos que estavam sendo utilizadas até este ano. E no meio do Ano os créditos foram suplantados, aproximadamente a partir de Abril. A Companhia deveria ter recolhido o PIS e o COFINS (o que não foi feito erroneamente).

A dúvida é a seguinte: Eu tenho o crédito de IR e CSLL que não poderei aproveitar (já que a Entidade será transformada em autarquia pública) e por outro lado tenho esse passivo de PIS e COFINS a recolher.

Solicito um esclarecimento dos colegas tributários....

Marcelo Durães da Silva

Marcelo Durães da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 dezembro 2015 | 12:46

Não não.. Eu gostaria de saber se há alguma forma de se aproveitar esses créditos de IR e CSLL em PIS e COFINS.. já que são ambos tributos federais e a empresa não terá mais obrigações destes a partir do momento que virar autarquia. E se houver alguma forma, como proceder.

João Henrique

João Henrique

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 7 dezembro 2015 | 14:16

Ah, ok.

Assim, não conheço... Mas cheguei a pesquisar e queria compartilhar meu pensamento ctg.

Segue um link que um tributarista fala sobre essa compensação de tributos federais divergentes:

www.crc.org.br

O meu entendimento é que isso não seria possível. Trabalho muito com empresas optantes pelo Simples Nacional e nós só podemos compensar o mesmo tributo para o mesmo ente federado. Ou seja IRPJ compensa IRPJ, PIS compensa PIS, ICMS compensa ICMS e assim por diante. Mas nesse seu caso não tenho muito conhecimento que trata sobre essa compensação, apenas esse link onde o tributarista citou que é possível mais não deu nenhum disposto legal.

Espero que alguém aqui do site possa te ajudar.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies