Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 526

Imposto de Renda e VGBL

DILERMANDO

Dilermando

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 17 dezembro 2015 | 17:27

Boa Tarde ! Meu pai faleceu em outubro de 2015 e tinha um VGBL no valor de 500.000,00 com tabela de IRRF regressiva definitiva . Os beneficiários (esposa e filhos) receberam os valores conforme determinado no plano já descontado o IRRF. A dúvida que persiste entre nós é se iremos pagar mais imposto de renda quando declararmos os valores recebidos por cada um na declaração anual de IR. Estes valores são considerados como ganho de capital e portanto novamente tributáveis ? Obrigado.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2015 | 09:40

Ola Bom dia,

Voces irão declarar os valores de acordo com o informe de rendimentos fornecido pela fonte pagadora.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
TATIANI ANDRADE

Tatiani Andrade

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2015 | 09:50

Bom dia!

Pois bem,
Herança é rendimento isento pelo Imposto de Renda. Deve ser declarada na linha 10 da ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.
O acréscimo na conta corrente ou valores em dinheiro devem ser declarados na ficha Bens e Direitos, na linha correspondente.

Fique atento, porém. Herança é rendimento isento pelo Imposto de Renda, mas é tributado pelos Estados por meio do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação). Nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, a alíquota é de 4%.

Fontes: Receita Federal, Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro e assessoria de imprensa da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Espero ter ajudado!

Att

Tatiani Andrade
Contadora
Es/Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade