x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 29.606

Descontos obtidos.

vera lucia

Vera Lucia

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 15:49

Pelo o que entendi vc obteve um desconto financeiro s/ o pagto de uma nota fiscal, se for isso depende do tipo de tributação, ou seja:

A) De acordo com o art. 27 da Lei 10.865/04 e os Decretos 5.164/2004 e 5.442/05 ficam reduzidas a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS incidentes sobre as receitas financeiras, inclusive decorrentes de operações realizadas para fins de hedge, auferidas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de incidência não-cumulativa das referidas contribuições.
Notas:
1) As regras acima não se aplicam a aos juros sobre o capital próprio;

2) A alíquota zero será aplicada às pessoas jurídicas que tenham apenas parte de suas receitas submetidas ao regime de incidência não-cumulativa da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS;

3) Da mesma forma, a partir do mês de agosto de 2004 as empresas não poderão se creditar do pis e da cofins sofre as despesas financeiras decorrentes de empréstimos e financiamentos.

4) De modo prático, consistem em receitas financeiras: os juros ativos (contrato de mútuos; mora de clientes; de impostos pagos a maior ou indevidamente); descontos auferidos; receitas de aplicações financeiras; variações monetárias ativas e variações cambiais ativas;

B - APURAÇÃO PELA CUMULATIVIDADE - Por outro lado, as empresas que apuraram o pis e a cofins pela cumulatividade (lucro presumido; lucro arbitrado) continuam pagando as referidas contribuições sociais sobre as receitas financeiras.

C - CONCLUSÃO - Em face dos dispositivos legais acima mencionados as empresas que apuram o pis e a cofins pela não-cumulatividade (lucro real) não se sujeitarão à incidência das contribuições do pis e cofins sobre as receitas financeiras auferidas por terem suas alíquotas serem reduzidas a zero, exceto em relação às receitas financeiras oriundas de juros sobre capital próprio.

Nota: Os descontos auferidos pelas empresas simples nacionais não será tributado pelo simples nacional por falta de previsão legal

Vera Hernandes
auxiliar de contabilidade
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 26 agosto 2008 | 20:26

Boa noite,

É muito bom constatarmos que usuários novos engrossam nossas fileiras e se propõem auxiliar aqueles que aqui buscam ajuda.

Não há (creiam) outra maneira de crescermos que não a de unirmos forças.

De parabéns a Fabiana e a Vera pelo exemplo que deve ser seguido por todos os que participam deste Fórum.

...

JULIO CESAR R. DE CAMARGO

Julio Cesar R. de Camargo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 3 setembro 2010 | 09:12

Bom dia!

Quando o pagamento é feito a vista e se obtém um desconto, como fica a contabilização?

Ex.: Compra de Material p/ Uso e Consumo por R$ 100,00 com desconto de R$ 10,00

D-Despesas c/Mat Uso/Consumo 100,00
C-Caixa 90,00
C-Descontos Financeiros Obtidos 10,00


Fica assim?

Desde já, obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade