x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 323

acessos 68.640

DCTF novas regras para 2016

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 08:57

Maria Jose Boy Cremasco,

Bom dia!

É certeza que não existira nova versão pela receita? , qual forma de tributação eu devo informar na dctf para a inativa?

Sim. É certeza.
É exatamente isto que a RFB "diz" no seu comunicado publicado no dia 06/07/2016, conforme minha mensagem "Postada:Quarta-Feira, 6 de julho de 2016 às 16:57:49".

Não existe nenhum campo para inativa. Lá existem: presumido, real,arbitrado, isentas e imunes.

Não existe e nem existirá este campo, pelo menos por enquanto.
O campo "Forma de Tributação do Lucro" serve apenas para indicar o REGIME DE TRIBUTAÇÃO da empresa.
Inatividade não é regime de tributação. Qualquer regime de tributação pode ser inativo.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
MARIA JOSE BOY CREMASCO

Maria Jose Boy Cremasco

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 09:30

Bom dia Sr Wilson Fernando!
Compreendi suas explicações , muito obrigada.
Apenas mais uma duvida:
Se eu optar em selecionar lucro presumido , fazer a entrega para não perder o prazo que é até dia 21/07.
A receita não pode vir a me exigir em cruzamento no sistema outras declarações exigidas das lucro presumido, que obviamente não entregarei?

É que já tive um caso em 2013 de entregar indevidamente uma dctf de uma empresa inativa em Janeiro de 2013 e posteriormente apareceu na conta fiscal da empresa a exigência de entrega de dctfs do ano todo.
Tive que fazer um pedido de anulação da entrega da declaração da dctf na receita e manter a declaração.

Um pouco dificil a receita federal não Sr Wilson, na minha opinião eles deveriam atualizar a versão com um campo para a inatividade.
Muito obrigada e desculpe o incomodo.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 09:47

Maria Jose Boy Cremasco,

Se eu optar em selecionar lucro presumido , fazer a entrega para não perder o prazo que é até dia 21/07.
A receita não pode vir a me exigir em cruzamento no sistema outras declarações exigidas das lucro presumido, que obviamente não entregarei?

Como você entregou a DSPJ Inativa - 2016, a RFB já entende que a empresa estava inativa e não exigirá a entrega de nenhuma outra declaração.

É que já tive um caso em 2013 de entregar indevidamente uma dctf de uma empresa inativa em Janeiro de 2013 e posteriormente apareceu na conta fiscal da empresa a exigência de entrega de dctfs do ano todo.

Neste seu caso, ocorreu o contrário: Naquela época, empresas inativas não entregava a DCTF Mensal.
Se houvesse a entrega da DCTF Mensal, o sistema da RFB entendia que a empresa não estava inativa e, estando inativa, deveria entregar todas as declarações acessórias.
Naquela época as empresas inativas entregavam apenas a DSPJ - Inativa.

Agora em 2016, com as novas regras, o sistema irá entender que, a empresa que entregou a DSPJ Inativa - 2016 e, fizer a entrega da DCTF Mensal de Janeiro/2016, ela é inativa e não irá cobrar as demais declarações de uma empresa ativda, como acontecia antes.

Visite o meu Facebook.
***CCB
LUCAS AZEVEDO MARCIANO DA SILVA

Lucas Azevedo Marciano da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 09:58

Bom dia,

Fiz a entrega da DCTF de uma empresa referente a janeiro no mês 03/2016, porem fui entregar novamente novamente a mensal INATIVA e veio uma mensagem dizendo que a mesma ja havia sido transmitida, como proceder?

OBS: A empresa está sem movimento.

AZV Assessoria Empresarial
Legalização de Empresas

Tel/CEL: (11) 4474-0243 / (11) 97719-4276 Whatsapp
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 10:43

Lucas Azevedo Marciano da Silva,

Bom dia!

Se você já fez a entrega da DCTF Mensal de Janeiro/2016 dentro do prazo, não há a necessidade de enviar novamente.

A empresa já cumpriu com a obrigação acessória dela.
A próxima entrega da DCTF Mensal será quando ela tiver débitos à declarar ou em Janeiro de 2017.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Gustavo Luiz Schnoremberger

Bronze DIVISÃO 1 , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 17:18

Boa Tarde

Estou com uma dúvida :

Tenho uma empresa que é Incorporadora - lucro presumido (construindo um edifício) , fiz DCTF-Mensal em 01/2015 até o momento a empresa não teve débitos a declarar e não fiz mais nenhuma DCTF .

Tenho que fazer DCTF em Janeiro/2016 tendo em vista a IN 1646 ??
Tenho que fazer DCTF em Janeiro/2017 mesmo a empresa não tendo débitos a declarar ??

Att

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 17:35

Gustavo Luiz Schnoremberger,

Boa tarde!

Com relação às suas dúvida, temos:

Tenho que fazer DCTF em Janeiro/2016 tendo em vista a IN 1646 ??

Não, tendo em vista que a entrega em Janeiro, para as empresas com movimento mas sem débito à declarar se iniciará em 2017.
Janeiro de 2016 somente será entegue das empresas inativas.

Tenho que fazer DCTF em Janeiro/2017 mesmo a empresa não tendo débitos a declarar ??

Sim.
Como disse na outra resposta, a partir de 2017, mesmo não tendo débitos à declarar, as empresas com movimento deverão entregar a DCTF Mensal (de Janeiro).

Fonte: IN RFB nº 1.599/2015.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Bianca Antoniuk

Bianca Antoniuk

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 11 julho 2016 | 17:48

Está normal agora o envio da DCTF?
Não tive tempo de fazer ainda e estou em desespero deste programa dar problema.

* Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!!
Aline Santos Farias

Aline Santos Farias

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 16:53

Olá Bianca, acabei de transmitir uma inativa, deu tudo certo!!! :)

- Caros Amigos, fui orientada a não informar os dados do contador nesta declaração de inativas. Utilizo os mesmos dados do representante da pessoa jurídica perante RFB, nos dados do responsável pelo preenchimento, deixo o CRC em branco.
Isso pode gerar algum problema?

Obrigada pela atenção.

Aline Santos Farias.
O único passo entre o sonho e a realidade é a atitude!
João Thomas

João Thomas

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 12 julho 2016 | 18:16

Boa tarde nobres colegas!
Tenho uma empresa que foi aberta em 10/2015, entreguei a DCTF referente a 10/2015 sem movimento e desde então a empresa não teve nenhum débito a declarar. Preciso entregar uma DCTF referente a 01/2016? Isso gerará multa?

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 05:49

João Thomas,

Neste seu caso, como a empresa não esteve inativa e, não fez a entrega da DSPJ Inativa 2016, não deverá fazer a entrega da DCTF Mensal de Janeiro/2016.

Somente terá que fazer a entrega da DCTF Mensal a partir do mês em que tiver débitos à declarar ou em Janeiro/2017, o que vier primeiro.

Base legal: IN RFB nº 1.599/2015.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 08:15

Aline Santos Farias,

Bom dia. Não "captei" o motivo de não informar os dados do contador, na DCTF. Na DSPJ/Inativa também havia essa informação ... Mas se repetires os dados do responsável pelo CNPJ, não vejo problema.

Herayr Vasconcellos

Herayr Vasconcellos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 julho 2016 | 15:48

Senhores, boa tarde!

Tenho uma empresa que passou a condição de Inativa agora em 2016, entregaria somente a DSPJ em 2017. Tenho que entregar a DCTF Ref. Janeiro 2016, para informar a Inatividade empresa ref. Ano Calendário 2016?

As empresas que já se encontravam Inativa e foram entregues a DSPJ 2016, na DCTF ref. Janeiro fui orientada somente preencher DADOS CADASTRAIS, mas se não preencher DADOS ADICIONAIS, os campos Situação PJ e Critério de Reconhecimento das Variações dá erro ao validar. Devo preencher:

Situação PJ - PJ não se enquadra em nenhuma....
Critério - Regime de caixa ou Competência?

Desde já, obrigada,

Herayr Vasconcellos
Contadora
WRA Contabilidade & Treinamento
e-mail: [email protected]
site : wra.srv.br
Marcos Vinicios

Marcos Vinicios

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 08:39

Bom dia Pessoal,
Tenho uma dúvida, não sei se já foi posta em discussão anteriormente.

Empresa do SN, optante pela CPBR, NÃO transmitiu DCTF em Janeiro e nem Fevereiro de 2.016, pois a mesma não teve receita em dezembro/2.015 e janeiro/2.016.
Com essas mudanças, terei que transmitir a DCTF? Ou terá que transmitir somente as empresa inativas?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 09:34

Marcos Antonio Providelo, e
Lucas Azevedo Marciano da Silva

Consultem o artigo 3º da IN 1.599/2015.

Herayr Vasconcellos

Tens de enviar a DCTF 01/2016, se a empresa está inativa no ano-calendário atual.
"Critério de Reconhecimento: Regime de Caixa"

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3 , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 16:03

boa tarde,

vou fazer a DCTF das inatativas somente das empresas que entreguei DSPJ em marco de 2016?

no caso empresas do simples nacional que foi feito a DEFIS - mas nao houve movimentacao em 2015, e necessário que se faça a DCTF 2016, inativa?

entre as empresas que eu fiz DSPJ tem imunes do IRPJ, presumido e real as formas de tributacao, e o Simples Nacional, na DCTF de 2016 qual a opção que eu coloco agora?

estou confusa?

agradeço quem puder me ajudar

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 17:05

Boa Tarde
Claudia

A Inatividade para empresas do Simples Nacional declara na DEFIS. Optantes do SN entregam a DCTF somente quando ocorrer débitos com CPRB.

As demais, que declaravam DSPJ entregarão a Inatividade pela DCTF todo mês de Janeiro de cada ano-calendário, voltando a entregar somente quando ocorrer débitos.

JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 11:28

Bom dia amigos!!
Entreguei a DSPJ-INATIVA 2016 de meus clientes referente ao periodo de 2015 porque estavam realmente inativas, agora em 01/2016 teve débitos a declarar. Então como faço com essa DCTF Inativa referente a Janeiro de 2016 se teve movimento neste periodo ? Essa DCTF é para informar que em 2016 o cliente está inativo ou 2015 ? Porque segundo informações não vai existir uma versão somente para essas inativas , deverá ser usada a 3.3b igualmente para outros casos com débitos.

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"
Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 12:17

Boa Tarde

Glaucia,
se você reparar, tem a resposta antes de sua pergunta.

A Inatividade para empresas do Simples Nacional declara na DEFIS. Optantes do SN entregam a DCTF somente quando ocorrer débitos com CPRB.

Jose Carlos,
Excepcionalmente para o ano-calendário de 2016, as empresas que ESTEJAM inativas em 2016 podem enviar a DCTF para declarar a "INATIVIDADE" em 2016, sem utilização do certificado digital desde que tambem estivessem inativas em 2015 (envio da DSPJ).

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 julho 2016 | 10:44

Bom dia Pessoal

Estou com dificuldades para transmitir as DCTF de jan/2016 das inativas. No momento da transmissão o sistema dá erro e informa que somente pode ser transmitida com certificação digital.

Alguém mais esta com esse problema?

Abs

Página 10 de 11
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies