x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 473

Exportação, como proceder nunca fiz.

Eliezer Mamede

Eliezer Mamede

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 22:56

Boa noite,

Alguém pode me dizer como procedo com a exportação de milho e soja. Na verdade preciso saber sobre a tributação, nunca trabalhei com isso, se alguém pudesse me dizer os procedimentos, não sei nem por onde começo, só sei que o cliente quer exportar. também sobre a nota Fiscal, como proceder?

Jeann Nunes

Jeann Nunes

Prata DIVISÃO 2 , Analista Tributos
há 9 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 23:38

Prezado Eliezer Mamede,

Não é mais fácil utilizar uma Empresa Comercial Exportadora / Trading Company?

Documentos necessários:

Fatura Proforma (Factura Proforma / Proforma Invoice)
Fatura Comercial (Factura Comercial / Commercial Invoice)

Registro de Exportação (RE): O RE é o documento eletrônico emitido e preenchido no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), diretamente pelo próprio exportador ou por seu representante legal (despachante aduaneiro).
A finalidade do RE é de efetivação do registro da operação de exportação, para fins de controle governamental nas áreas comercial, fiscal, cambial e aduaneira.

Declaração de Despacho de Exportação (DDE)
Contrato de Câmbio
Comprovante de Exportação (CE)
Nota Fiscal (NF-e)
Conhecimento de Embarque (Transporte)

Documentos pós-embarque:

Fatura Comercial (Factura Comercial / Commercial Invoice), descrito anteriormente.
Romaneio de Embarque (Lista de Empaque / Packing List)
Borderô
Certificado de Origem
Carta de Crédito (Credito Documentario / Letter of Credit – L/C)

Existem diversos artigos referentes a este tema neste fórum, indico a leitura para melhor compreensão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade