x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 709

Matriz e Filial

Willi

Willi

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente
há 9 anos Terça-Feira | 12 janeiro 2016 | 17:52

Boa tarde,
Sendo bastante direto no assunto, quais as vantagens e desvantagens de uma empresa lucro presumido abrir uma filial em outro estado?
essa filial iria acrescer a carga tributaria? o que mudaria do ponto de vista tributário?

Essa filial seria apenas para armazenar os equipamentos, da manutenção e enviar para os clientes de la.

Ex.: a matriz é em SP, porem nosso cliente é de MG. o que seria feito: a matriz enviaria os equipamentos para filial em MG e ela iria remeter esses equipamentos para o cliente e quando o mesmo devolvesse o equipamento, não iria voltar pra SP e sim pra MG para receber a manutenção, ser armazenado e quando existisse a necessidade de voltar pra SP era só emitir uma remessa para matriz.

Li em outro tópico daqui mas não me deixou seguro:

"Na apuração do lucro presumido nas sociedades que possuem filiais, as apurações desses impostos são feitas centralizadas na matriz, somando para a base de cálculo os valores da matriz + filiais. Sendo assim, pelo tipo de sociedade; no Lucro presumido a empresa pagaria mais IR, por causa do valor do adicional maior, causado pela soma do faturamento.
A vantagem é a transferência entre matriz e filial que não é tributado na esfera federal, facilitando as compras e estoque entre elas."

<link: www.contabeis.com.br

Gostaria de obter toda informação possível pois pretendo fazer a sugestão da criação de uma filial mas não me sinto seguro com o que li na internet e se alguém puder me indicar um livro que fale sobre o assunto em especifico ficarei grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade