Henrique Fraga Fischborn
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Quais empresas podem entrar no sistema de Lucro Arbitrado? Quais impostos pagos nesse sistema?
respostas 1
acessos 909
Henrique Fraga Fischborn
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Quais empresas podem entrar no sistema de Lucro Arbitrado? Quais impostos pagos nesse sistema?
Visitante não registrado
O arbitrado é uma forma de tributação com maior peso fiscal para uma empresa. Você so terá que pagar pelo arbitrado se Estiver dentro de alguma dessas situações:
Art. 530. O imposto, devido trimestralmente, no decorrer do ano-calendário, será determinado com base nos critérios do lucro arbitrado, quando (Lei nº 8.981, de 1995, art. 47, e Lei nº 9.430, de 1996, art. 1º):
I - o contribuinte, obrigado à tributação com base no lucro real, não mantiver escrituração na forma das leis comerciais e fiscais, ou deixar de elaborar as demonstrações financeiras exigidas pela legislação fiscal;
II - a escrituração a que estiver obrigado o contribuinte revelar evidentes indícios de fraudes ou contiver vícios, erros ou deficiências que a tornem imprestável para:
a) identificar a efetiva movimentação financeira, inclusive bancária; ou
b) determinar o lucro real;
III - o contribuinte deixar de apresentar à autoridade tributária os livros e documentos da escrituração comercial e fiscal, ou o Livro Caixa, na hipótese do parágrafo único do art. 527;
IV - o contribuinte optar indevidamente pela tributação com base no lucro presumido;
V - o comissário ou representante da pessoa jurídica estrangeira deixar de escriturar e apurar o lucro da sua atividade separadamente do lucro do comitente residente ou domiciliado no exterior (art. 398);
VI - o contribuinte não mantiver, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, Livro Razão ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário.
Leia isso a partir do Art. 529.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3000.htm
Os impostos pagos são o IRPJ e o CSLL
No lucro arbitrado por exemplo se você presta serviços no lucro presumido e não cumpre as obrigações previstas no artigo 529 do RIR 3000/99 você acrescentara 20% sobre a presunção de lucro que no presumido é 32% para serviços ai o lucro presumido que na verdade vira arbitrado vai para 38,4% de presunção de lucro, ( essse percentual você aplica sobre a receita bruta de serviços e depois do valor obtido você recolhe o imposto).
Exemplo:
Lucro presumido:
Receita serviços 100000
%32 ( serviços ) 32000
Ai recolher o IRPJ e CSLL Sobre os 32000
No Arbitrado:
Receita Serviços 100000
%38,4 (Arbitrado) 38400
E recolhe o IRPJ e CSLL sobre 38400
Leia a lei porque esse é um exemplo básico, há outras situações de arbitrar o lucro sem ter registro de receita, etc.
Espero ter ajudado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade