x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 984

Despesas de Terceiros

Suenne Santos

Suenne Santos

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2008 | 09:51

Bom dia!
Tenho vários clientes que prestam serviços de propaganda, sendo que as despesas para a confecção desta, é paga pelo meu cliente, que recebe a título de reembolso, sendo que este valor é discriminado em sua nota fiscal, onde há um campo para despesas de terceiros, a baixo na nf há outro campo para colocar valor de serviços prestados e um outro campo para totalizar, sendo que o valor do faturamneto corresponde o valor da prestação de serviços e não o total informado na Nf.
Para efeitos de tributação, estas despesas não podem ser contabilizadas como sendo da empresa (para não diminuir o lucro) , até porque, esta não é da mesma. Gostaria de saber se é possivel fazer o lançamento em uma conta transitória, onde possa tá creditando e debitando essas despesas de terceiros?
Muito obrigada a todos!

"A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros."
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2008 | 11:03

Bom dia Suenne,

Resposta a questionamento idêntico postada em duplicidade por você foi apropriadamente dada pelo Ricardo aqui

Se a resposta dada (neste caso, irretocável) não correspondeu às suas expectativas, se persistiram dúvidas ou em decorrência da explicação dada, surgiram outras, você deve usar o mesmo tópico e questioná-lo a respeito.

Repetir o mesmo questionamento na mesma ou em salas diferentes é contra as Regras do Fórum.

...

Suenne Santos

Suenne Santos

há 17 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2008 | 13:02

Boa Tarde Saulo!
Não se trata de duplicidade, uma vez que o próprio Ricardo me disse que seria mais apropriado fazer a pergunta na sala de tributos e legislação, pois a questão ao qual ele me orientou tratou-se apenas da classificaçao e do lançamento contábil, sendo q tbm fiz um questionamento sobre a tributação motivo pelo qual estou perguntando nesta sala.
Conto com sua colaboração,
Grata!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2008 | 13:21

Boa tarde, Saulo;
Boa tarde, Suenne;

Com a licença de ambos, desejo deixar minha opinião neste fato, na tentiva de esclarecer os dados para que a questão torne-se intelegível:

Sim, ao responder à pergunta de Suenne na sala "contabilidade em geral", deixei claro que aquela rotina era estritamente contábil, e não fiscal; visto que a empresa em destacado na própria nota fiscal cobrava despesas com terceiros, sugeri que isto poderia gerar má interpretação do fisco e esta dúvida fiscal seria melhor respondida nesta sala ou na sala de impostos estaduais e municipais.

As circunstâncias indicam que por questões de praticidade a Srta. Suenne apenas "copiou e colou" a pergunta de lá para cá e esqueceu-se de refinar (ou purificar/enxugar) o texto. Desta maneira, suponho que a pergunta seria mais concisa se fosse desta maneira:

"Nas notas fiscais de prestação de serviços, quando da emissão, fiscalmente seria permitido cobrar do contratante, além dos serviços, as despesas com terceiros?
Em caso positivo, isto poderia induzir a fiscalização a querer tributar inclusive o valor destas depesas com terceiros? Vale dizer que a cobrança destas despesas com terceiros não está sendo receita, e sim, ressarcimento das despesas com os materiais aplicados"

Embora eu não possa falar por terceiros, suponho que é isto que Suenne gostaria de saber (inclusive eu).

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
Blog de Procedimentos Contábeis
Suenne Santos

Suenne Santos

há 17 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2008 | 13:44

Muito obrigada Ricardo, pela compreensão!
Não tive nenhuma intenção de infrigir as regras do fórum, simplesmente como vc disse, por questão de praticidade, copiei nesta sala a pergunta que havia feito em outra. Gostaria tbm de enfatizar, que não quis em momento nenhum, colocá-lo como desculpa para meu equívoco. Na verdade só queria saber o que você inteligentemente reformulou na postagem à cima.
Abraços, Suenne.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade