x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.322

Forma de Tributação de Lucro

Julianne Prado Vieira

Julianne Prado Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Geral
há 19 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2006 | 15:42

Boa tarde!
Estou com uma nova empresa em fase de abertura na junta comercial, e o escritório até o momento está acostumado a fazer apenas escrituração fiscal de corretoras de seguros que no geral apura seus impostos pelo lucro presumido (PIS, COFINS, IRPJ e CSLL) e esta nova empresa tem como objeto social o comércio varejista de pisos e revestimentos ceramicos para construção, minha duvida é quanto a sua forma de tributação e quais são os impostos federais a recolher.
Grata,

Julianne.

"O que somos é consequência do que pensamos."
Buda

Namastê
Ricardo César Cursino

Ricardo César Cursino

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 19 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2006 | 15:59

Boa tarde!

Você pode optar pelo Simples Federal se desejar (desde que se mantenha dentro dos limites de faturamento) como ME ou EPP, pois essa atividade é permitida. Nessa modalidade a empresa recolhe apenas o Darf Simples, alíquotas a serem aplicadas conforme o caso. Verificar a tabela de faixas de faturamentos e respectivas alíquotas.

Julianne Prado Vieira

Julianne Prado Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Geral
há 19 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2006 | 18:00

Obrigada Ricardo!
Pior que eu não optei... posso optar após a constituição? E fazer os recolhimentos pelas aliquotas do simples desde já?

"O que somos é consequência do que pensamos."
Buda

Namastê
Ricardo César Cursino

Ricardo César Cursino

há 19 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2006 | 18:10

Isso acontece! Olha Julianne, já tive uma experiência parecida. Na época eu comecei a pagar pelo Simples (mesmo não tendo optado), mas já protocolei logo de cara um Processo Administrativo junto à Receita, explicando o acontecido e eles incluíram de ofício, já que a atividade era permitida. Mas infelizmente não sei se vai se dar o mesmo com você.

Atenciosamente.

Ricardo César Cursino

Ricardo César Cursino

há 19 anos Quinta-Feira | 9 novembro 2006 | 09:06

Bom dia Julianne!

Como são apenas dois meses, eu aconselharia a optar pelo Presumido (pode ser menos trabalhoso), porém você precisa avaliar pela movimentação da empresa, qual modalidade compensa mais.

Atenciosamente.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies