x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.253

Forma de Tributação de Lucro

Julianne Prado Vieira

Julianne Prado Vieira

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Geral
há 17 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2006 | 15:42

Boa tarde!
Estou com uma nova empresa em fase de abertura na junta comercial, e o escritório até o momento está acostumado a fazer apenas escrituração fiscal de corretoras de seguros que no geral apura seus impostos pelo lucro presumido (PIS, COFINS, IRPJ e CSLL) e esta nova empresa tem como objeto social o comércio varejista de pisos e revestimentos ceramicos para construção, minha duvida é quanto a sua forma de tributação e quais são os impostos federais a recolher.
Grata,

Julianne.

"O que somos é consequência do que pensamos."
Buda

Namastê
Ricardo César Cursino

Ricardo César Cursino

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2006 | 15:59

Boa tarde!

Você pode optar pelo Simples Federal se desejar (desde que se mantenha dentro dos limites de faturamento) como ME ou EPP, pois essa atividade é permitida. Nessa modalidade a empresa recolhe apenas o Darf Simples, alíquotas a serem aplicadas conforme o caso. Verificar a tabela de faixas de faturamentos e respectivas alíquotas.

Julianne Prado Vieira

Julianne Prado Vieira

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Geral
há 17 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2006 | 18:00

Obrigada Ricardo!
Pior que eu não optei... posso optar após a constituição? E fazer os recolhimentos pelas aliquotas do simples desde já?

"O que somos é consequência do que pensamos."
Buda

Namastê
Ricardo César Cursino

Ricardo César Cursino

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2006 | 18:10

Isso acontece! Olha Julianne, já tive uma experiência parecida. Na época eu comecei a pagar pelo Simples (mesmo não tendo optado), mas já protocolei logo de cara um Processo Administrativo junto à Receita, explicando o acontecido e eles incluíram de ofício, já que a atividade era permitida. Mas infelizmente não sei se vai se dar o mesmo com você.

Atenciosamente.

Ricardo César Cursino

Ricardo César Cursino

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 9 novembro 2006 | 09:06

Bom dia Julianne!

Como são apenas dois meses, eu aconselharia a optar pelo Presumido (pode ser menos trabalhoso), porém você precisa avaliar pela movimentação da empresa, qual modalidade compensa mais.

Atenciosamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.