x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 8.557

ADA - Ato Declaratório Ambiental

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 2 setembro 2008 | 14:40

Pessoal,

Alguém sabe como fazer o ADA - Ato Declaratório Ambiental??

Aqueles produtores rurais que tem áreas de reserva legal e preservação ambiental têm que fazer esta declaração anualmente.
Ano passado eu fiz e deu tudo certo. Mas este ano eu não estou conseguindo.

Eu entro no sistema com a senha do produtor rural. A única opção do ADA que tem é acessar a aba Relatórios e depois o item ADA - Ato Declaratório Ambiental.
O preoblema é nesta parte.
O sistema pede para cancelar o registro anterior e fazer um novo registro. Aí aparecem duas atividades para fazer isto: Atividade agrícola e pecuária e preservaçao RPPN.
Neste paço pede a data de início. Qual será esta data de início??

Coloquei a data de 02/09/2007 para fazer um teste e depois não consigo mais fazer o ADA.
Não sei mais o que fazer.

Alguém pode me ajudar??

Muito obrigado pela atenção.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
João José Dias

João José Dias

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 2 setembro 2008 | 16:02

Wilson,

Eu ainda não comecei a fazer os meus ITR(s) mas se não me sai da memória o ADA é um documento que você pega no DEPRN quando há averbamento de Reserva Legal em sua propriedade. O ADA permite que seja exclusa a área onde foi objeto da Averbação permitindo que ela não entre na base de cálculo o Imposto Territorial Rural. No ano 1997 eu não era familiarizado com o assunto e a receita lançou imposto complementar através de oficio o que nos causou um susto muito grande pois o imposto lançado foi 20 vezes mais o que o declarado e devido simplesmente porque eu exclui a área verde mas não tinha o ADA e nosso GU foi menor que os 80% elevando a alicota que era de 0,30. Precisamos contratar um Engenheiro Agronomo Perito para fazer levantamento da propriedade e impugnar o Lançamento do Imposto que a Receita nos Enviou. Nosso advogado acabou conseguindo mesmo sem o averbamento provar que mesmo excluindo as áreas de floresta existente na propriedade não averbada e sem o ADA fornecido pelo DEPRN o GU era maior que os 80%.
Espero ter te ajudado.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 2 setembro 2008 | 17:48

Ajudou em parte João José.

Até aí eu sabia. Minha dúvida é em relação ao preenchimento do ADA das áreas de reservas já registras e lançadas no DIAT.

Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 22 julho 2009 | 17:05

Boa tarde pessoal!

Recebi um material do Ibama/DF sobre o ADA-2009 e resolvi disponibilizá-lo aqui no Fórum Contábeis.

O material está anexado nesta postagem. Para fazer o Download do anexo, basta seguir as instruções constantes nas Regras do Fórum, que, por comodidade, transcrevo abaixo:

Como fazer download dos anexos (Por Luiz José):
Ao acessar algum tópico que contenha arquivos anexados, quando abrir-lo você verá uma pasta semi-aberta, o título do tópico e logo à frente verá a seguinte frase sublinhada; Esta mensagem contém anexos e uma seta verde apontado para algo semelhante a um HD.
Clique e aparecerá uma janela com a relação dos anexos existentes
Clique no arquivo desejado e salve no local que você escolher.
Ao fim do download abra a pasta e clique no arquivo para abri-lo ou descompactar, se for caso.
Se o arquivo estiver compactado, recomendamos que você instale o WinZip para descompactá-lo.
Outra opção também é utilizar no rodapé da pagina, onde tem a figura de um disquete Fazer Download do Anexo, então basta clicar na figura e repetir os procedimentos indicados no parágrafo acima.

Visite o meu Facebook.
***CCB
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Quarta-Feira | 22 julho 2009 | 18:53

conforme material postado

então:

A partir do Exercício de 2007 o ADA passou a ser apresentado anualmente, de 1º de
janeiro a 30 de setembro. No caso de declarações retificadoras o prazo se estende até 31 de
dezembro. Assim, a partir do Ato Declaratório Ambiental - ADA - Exercício 2007 a
apresentação passou a se dar com periodicidade ANUAL, no prazo de 1º/01 a 30/09,
independentemente de entregas efetuadas em Exercícios anteriores (1997 a 2006) e/ou da
ocorrência de alterações nas características dos imóveis rurais

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Quinta-Feira | 23 julho 2009 | 10:59

Amigo wilson, somente postei para eventual dúvida quanto a data de entrega "da" ADA!!!

Obrigado!!!

Sergio

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 17:59

Boa tarde amigos!!!

Conforme informações que recebi do Sr. Vicente Gulli (IBAMA/DF), estão disponíveis à página do IBAMA (www.ibama.gov.br), concomitantemente ao acesso ao formulário eletrônico do ADA (ADAWeb 2009), o "Manual de Perguntas e Respostas do ADA 2009", o "Manual de Preenchimento do ADA 2009", o "Prospecto ADA 2009" e a "Instrução Normativa IBAMA nº 5, de 25/03/09 - ADA" (que revogou a IN 76, de 31/10/05).

Visite o meu Facebook.
***CCB
ELAINE SILVA

Elaine Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Fiscal
há 15 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 09:23

Wilson, por gentileza.

Estou no Estado de SP e notei que vc está em MG. Sabe me dizer se o ADA funciona da mesma forma em todo o Brasil ? E quanto a este cadastro do ADA feito pelo site, tenho que fazer, mas só descobri agora e receio que não dê tempo, pois 30 de setembro já está aí e terei que fazer o DITR ainda. Será que a conclusão do ADA é de imediato ? Assim que eu concluir já terei o número de recibo ADA/Ibama 2009 ? Ele é muito complicade de se preencher ? Vou precisar de muitos dados ?
Desde já muito obrigada.

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 10:17

Bom dia Elaine Silva!!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, a Declaração do ADA, assim como o ITR, é nacional, ou seja, as orientações são válida tanto para MG quanto para SP e os demais Estados brasileiros.

É uma declaração simples de se fazer e deve ser feita até 30/09/2009. O nº do recibo de entrega, assim como o comprovante, é emitido "na hora".
Você precisará dos dados do produtor rural e também do imóvel declarado.

Mais detalhes você encontrará no anexo à esta postagem e também no site do Ibama.

Persistindo as dúvidas, volte a postar.

Desejo-lhe um ótimo dia!

Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade