x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 675

Entrega de Declarações de exercícios que outro contador era

Robson

Robson

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 12:12

Bom dia!
Tenho dúvidas com respeito à responsabilidade de entrega de declarações. Assumi a responsabilidade de uma empresa agora a partir de 01/2016. Ao meu ver toda declaração referente ao exercício de 2015 é de responsabilidade do antigo contador, estou certo?
Fiquei em dúvida com as declarações anuais como DIRF, RAIS e SPED que será entregue só no meio do ano. Por se tratar do exercício que outro contador era responsável e ele tem todas as informações em seu sistema.

Agradeço desde já.

Robson Guadanhim

Lee Anderson

Lee Anderson

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 12:28

Robson, bom dia!

Tudo dependerá de como ficou acordado entre você e o cliente no tratamento do Contrato de Prestação de Serviço, porém, sem dúvidas, ao meu ver, estas declarações são de total responsabilidade do antigo contador.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2016 | 14:11

Boa tarde Robson

O CRC de Santa Catarina determina que a responsabilidade pela transmissão das declarações referentes a fatos ocorrido enquanto a contabilidade está ou estava sobre a responsabilidade de determinado contador, é dele.

Nestes termos todas as declarações referentes a 2015 devem ser transmitidas pelo contador responsável pelo período (2015).

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade