x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.540

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 11:52

Olá, bom dia a todos
Estou fazendo as DCTFs esse ano e como é a primeira vez que faço estou com algumas dúvidas... olhei no site da receita e em alguns links do Fórum. Porém, gostaria de saber o seguinte:
uma empresa que presta serviços e os impostos como são retidos à 4,65% + 1,5%. Como devo fazer esses lançamentos na DCTF? Preciso de um comprovante de pagamento dos impostos do tomador do serviço?
Desde já muito agradecida!
Até a próxima...

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 15:27

Boa tarde Gisele,

O que deve ser informado na DCTF são os valores efetivamente pagos via DARFs. Isto porque a DCTF é uma confissão de dívidas de caráter simplesmente informativo. Nela você informará o que deve e como pagou a dívida.

Quando você calculou os impostos e contribuições devidos mensal ou trimestralmente pelo cliente, para pagamento (com DARF), já diminuiu o Imposto de Renda (1,5%) e a CSRF (4,65%) eventualmente retidos na fonte.

Vale dizer que ao informar os Pagamentos (detalhes) destes DARFs na DCTF, já está considerando a referida diminuição.

A Receita Federal saberá dos detalhes da transação, quando você informar na DIPJ o total das receitas e a retenção na fonte que resultará nos valores pagos em DARFs. A DIRF servirá (também) para o cruzamento de informações.

...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 16:01

Olá Saulo
Muito obrigada por sua resposta. Agora eu entendi... Então, no caso dos impostos que foram totalmente retidos (tipo PIS e COFINS), eu nem informo na DCTF, certo. No caso eu apenas informo o IRPJ e o CSLL do 1º e 2º trimestre, porém informo apenas o imposto que foi pago e não o que foi retido, certo? Exemplo: como o imposto de renda nessa empresa é de 4,8% e foi retido 1,5%, eu devo informar apenas 3,30% e o valor pago (que devem ser os 3,30%). Estou certa?
Desde já muito agradecida!
Gisa

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 19:59

Boa noite Gisele,

Exatamente!. Raciocínio perfeito e irretocável.

Não tome como base os percentuais e sim valores. Informe o valor devido já diminuído do retido na fonte, ou seja, informe apenas o valor efetivamente pago.

...

Ivane Poletti

Ivane Poletti

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 16 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2008 | 11:58

Estou com uma dúvida e gostaria de pedir uma ajuda- estou fazendo o DCTF do 1º semestre de 2008 e ao lançar o IRRF sobre os salários, na ficha que pede o período de apuração qdo clicar aparece os meses de janeiro a junho, se eu informar janeiro ao fazer o preenchimento do darf o período de apuração vai ser 29/02/2008 porque o salário foi pago em 02/2008. Está certo? O mes de janeiro vai fircar sem informação?
Antecipadamente agradeço

abraço a todos

Ivane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade