x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 826

Retenção na NF do IR

TATIANE CORDEIRO

Tatiane Cordeiro

Bronze DIVISÃO 1 , Gerente Administrativo Financeiro
há 9 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2016 | 09:48

Bom Dia,

A empresa em que trabalho era optante pelo Simples Nacional, e, desde 01/01/2016 passou a ser Lucro Presumido, é uma empresa de prestação de serviços de limpeza, portaria, vigia, conservação em geral. A minha maior duvida é quanto a retenção do IR na nota fiscal, em alguns lugares me informam que a retenção é de 1,5% e em ouros que é 1%, baseado em leis, qual o percentual correto?
Outra questão importante, tenho cliente que o valor bruto da nota é inferior a R$ 5.000,00, tenho que reter todos os impostos ou somente o IR, preciso emitir notas essa semana e ainda não sanei minhas duvidas, poderiam me ajudar.
Desde já muito obrigada

Tatiane Franco

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 26 janeiro 2016 | 10:21

Tatiane Cordeiro,

Respondendo suas dúvidas:

1 - porem ainda fico na divida, pois em nenhuma lei encontrei que a retenção do IR é de 1%,

R: Tendo por base o artigo 649 do RIR/1999, estão sujeitos à incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) à alíquota de 1% (um por cento) os rendimentos pagos ou creditados por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas, simples ou empresariais, quando relativos à remuneração pela:

1 - prestação de serviços de limpeza e conservação de bens imóveis, exceto reformas e obras assemelhadas.

Ressalto novamente a necessidade de leitura da Lei 13137/15, onde voce irá esclarecer sua dúvida sobre valores mínimos de retenção.

Sds

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade