x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 26

acessos 5.434

Dacon 1.2 Semestral

Leticia Penido

Leticia Penido

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 15:42

Caros amigos, pesquisei e não achei a ajuda para minha duvida...
Comecei a fazer a Dacon 1.2 ref. 1o.semestre de 2008 hoje, porém não consigo recuperar os dados cadastrais ref. a versão 1.1, será que é por ser versão diferente? alguém sabe a resposta desta dúvida...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2008 | 20:20

Boa noite Leticia,

Infelizmente a versão do DACON 1.2 não permite a importação dos dados cadastrais de empresas informadas no DACON de versão 1.1

Resta-nos o exercício da repetição manual.

...

VALTER JOSÉ

Valter José

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2008 | 14:06

Olá, em relação às empresas que não tenham tido movimento neste primeiro semestre 2008 e que não tenham entregue a Declaração de Inativas em Março, deve ser entregue a DACON tb zerada?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 16 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2008 | 14:58

Boa tarde Valter,

Desde que inativa (assim consideradas as empresas que não realizaram qualquer atividade operacional, não operacional, financeira ou patrimonial no semestre), esta empresa está desobrigada da entrega do DACON.

A entrega da Declaração de Inatividade cujo prazo expirou em 31/03/2008 refere-se ao período de 2007, continua devida e independe da situação da empresa em 2008.

...

VALTER JOSÉ

Valter José

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2008 | 15:13

Obrigado Saulo. Se puder me esclarecer outra dúvida, o fato da entrega do DACON pode gerar de alguma forma um desenquadramento da empresa caso ela seja optante pelo Simples? Pois tenho caso que uma empresa aberta em 12/07 e que enquadrou no Simples em 03/01/08, como ficaria então estes dois dias anteriores? Uma DACON ref. 02 dias de janeiro deveria ser entregue ou não, mesmo sem valores?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 16 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2008 | 15:39

Boa tarde Valter,

A opção pela sistemática do Simples Nacional, se formalizada no período entre 01 e 31 de Janeiro de cada ano, retroage ao primeiro dia do ano em questão.

Vale dizer que esta empresa está no sistema desde o dia 1º ainda que tenha formalizado a adesão no terceiro dia.

Uma vez optante pelo Simples Nacional, está desobrigada da entrega da DCTF e do DACON.

..

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 14:44

Pessoal boa tarde
Estou com uma duvida... e a primeira vez que eu faço DACON e gostaria de saber o seguinte: na hora de preencher eu preencho mês a mês certo? E na hora de transmitir, também é mês a mês, ou seja, serão 6 recibos diferentes?
Na Dacon do 2º semestre/2008 não era assim e eu naum estou conseguindo encontrar a maneira de fazer igual do ano passado. Muito obrigada.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Fabiana Rodrigues Brandão

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 15:00

Boa tarde, Gisele,

É isso mesmo, nessa nova versão são seis recibos, a transmissão é mês a mês, ok? Já transmiti todas daqui do escritório, o que você terá que observar direitinho é a opção que marcamos no início se Semestral ou Mensal.

Abraços.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 15:27

Ué... mas invés de melhorar piorou a situação, gasta mais tempo salvando uma, formata disquete, salva outra, envia, formata disquete... que isso, gente... é triste viu!
Sem contar que a Receita, agindo dessa maneira, nem tem responsabilidade ambiental, pq antes era uma folha de papel agora são 6, no final do ano 12! Vai entender ...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 15:39

Boa tarde Gisele,

Como alternativa, para evitar o uso de disquetes, do papel e também para economizar tempo, faça o seguinte:

- Quando ordenar a gravação (gravar demonstrativo para entrega na RFB) indique o drive "C" ao invés do "A". Desta maneira quando ordenar a transmissão, o próprio aplicativo buscará a Declaração no drive "C", sem a necessidade do uso de disquetes.

- Imprima os Recibos de Entrega e suas Declarações em arquivos do tipo *.PDF. Assim não há a necessidade de gastar papel. Economizará não só o papel, mas também tempo e espaço físico para arquivo, além de ter disponível a Declaração inteira e não precisar do aplicativo quando por qualquer motivo necessitar imprimí-la.

PS:- Você pode ordenar a transmissão das seis de uma única vez, depois imprimí-las todas em um único arquivo *.PDF

...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 15:56

Olá Fabiana e Saulo
Boa idéia... porém eu não sei mexer muito bem com .pdf e essas coisas... vcs podem em ensinar como faz pra imprimir todas de uma vez?
Obrigada

há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 16:23

Bem, Gisele, primeiro você tem que verificar se tem esse programa no seu computador. Caso não tenha, tem que baixar gratuitamente no site: Baixaki

Depois que baixar você configura o PDF como sua impressora padrão. No programa Dacon você vai proceder normalmente a diferença é que ao invés de pedir para gravar os arquivos em disquete, você pede pra gravar na unidade C, aperta a tecla shift e seleciona a empresa que vc quer trasnmitir.
Como vc configurou o PDF como padrão ele vai gerar automaticamente o arquivo.

Olha, essa explicação é bem chula, porque eu não sou muito boa em informática não, eu sei fazer, mas explicar é um problema. Provavelmente o Saulo deve saber melhor, rsrsrsrs.

Abraços.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 16:36

Olá Fabi...
O Adobe eu tenho na minha maquina, mas daí pra frente eu naum entendi mais... hihi
Se alguém puder me explicar melhor, eu agradeço.
Tchau pessoal!

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2008 | 09:26

Gente bom dia
Me surgiu uma dúvida no preenchimento da Dacon.
Uma empresa que tem seu PIS e COFINS retido integralmente, deve informar o valor da receita e ficar com o valor a pagar ou não deve informar a receita? Pq na Dacon naum existe um campo onde eu posso fazer a retenção dos valores, logo esses ficariam como um imposto devido pela empresa prestadora e naum pela tomadora em caso de retenção...
Quem souber, por favor me ajude... Muito obrigada!
Até a próxima

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

há 16 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2008 | 14:02

Olá Enriqueta

Muito obrigada pela dica, existe mesmo... foi falta de atenção mesmo... muito obrigada

até a próxima!

vera lucia

Vera Lucia

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 18:49

A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) disponibilizou em seu site (https://www.receita.fazenda.gov.br) a versão 1.3 do Programa Gerador de Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Mensal-Semestral.

Essa nova versão do programa destina-se a acrescentar mensagens para melhor orientar o declarante da modalidade semestral.

Observe-se que os demonstrativos retificadores a serem entregues a partir de 17.09.2008 já deverão ser apresentados através dessa nova versão do programa.

(Ato Declaratório Cotec nº 5/2008)

Vera Hernandes
auxiliar de contabilidade
Tania Maria

Tania Maria

Bronze DIVISÃO 3 , Autônomo(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 17:21

Não tenho muita experiência, eu tinha enviado na versão 1.2. Não tem problema, certo? Somente se eu tiver que retificar a partir de agora é que tenho que usar a 1.3, ok?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 21:43

Noa noite Tania,

Correto!

Se você já transmitiu os DACONs na versão 1.2, não terá o menor problema, posto que é a versão que dispunha e que a Receita Federal disponibilizou.

Entretanto, a partir de agora se tiver de entregar mais algum ou retificar um já entregue, deverá obrigatoriamente usar a versão 1.3

...

Cleusa Gimenez

Cleusa Gimenez

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 08:14

Olá, preciso de uma orientação :

Sobre a Dacon 1o. sem/08, eu utilizei o programa 1.2, porém não enviei à Receita. Mas a receita disponibilizou o programa 1.3.
Dúvida :

1) não posso encaminhar os dados com a versão 1.2 ?

2) se for obrigada a encaminhar com a versão 1.3, consigo recuperar os TODOS os dados (que são muiiitos) que já digitei na 1.2 e levar para 1.3 sem precisar digitar tudo novamente ?

Grata !

há 16 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 09:04

Bom dia, Cleusa,

Tem como recuperar sim:

1. Coloque um disquete em seu computador, entre na Dacon 1.2, vá em ferramentas, gravar cópia de segurança.

2. Depois que você atualizar para nova versão, você entra na dacon 1.3 em ferramentas, restaurar cópia de segurança e os dados serão recuperados.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Cleusa Gimenez

Cleusa Gimenez

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 10:00

Olá Fabiana, bom dia !

Muito obrigada pela orientação, já estava me preparando para segui-las, quando resolvi primeiro fazer o dowload da versão 1.3.

Tive uma surpresa muito boa : quando fazemos o dowload da versão 1.3, AUTOMATICAMENTE, se houver dados digitados na versão 1.2, o programa importa sózinho (sem nenhum comando) esses dados da 1.2

Boa Sorte à todos !

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 16 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 14:44

Boa tarde Cleusa,

Na verdade isto só acontece se você instalou a versão atual "sobre" as versões anteriores e desde que na pasta/diretório padrão sugerido pelo programa.

Vale dizer que não há importação, pois a base de dados é a mesma.

Isto vem acontecendo desde a versão 1.0

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade