Questionário:
1- O SPED traz benefício para empresa?
Até o momento não vi nenhum benefícios no SPED, é mais uma obrigação para com o governo, cada SPED reflete como um espelho cada módulo do sistema (ERP) utilizado pelas empresas (Módulo Fiscal, Contábil e futuramente a folha). Talvez pudesse ser mais útil para os empresários se pelo menos funcionasse como uma ERP, permitindo importar notas XML, por exemplo e gerar outras obrigações acessórias necessárias, como GIA, DCTF, que ainda não foram extintas, mas acredito que este não seja o foco para o governo, que quer apenas informações para que ele possa fazer a cobrança sobre as informações declaradas.
2- Os profissionais envolvidos estão qualificados para o SPED?
Tentamos, mas fica difícil com um sistema que é atualizado mensal, as vezes, quase que semanalmente devido a bugs e também atualizações referente a legislação. No SPED Contábil entregue em setembro/2015, por exemplo, lançaram atualizações para "consertar" os erros até o penúltimo dia da data de entrega.
3- Os sistemas de gestão Contábil/Fiscal atende as exigências do SPED?
Assim como os contadores, os suporte técnicos das empresas de ERP também tem que se atualizar constantemente para se adequar as exigências, na maioria das vezes eles conseguem atualizar os programas para gerar os SPEDs. Dependendo do sistema, quando não é possível se adequar 100%, os contadores costumam corrigir os erros no próprio SPED para entregar as informações necessárias da forma mais correta possível. Pois existem sistemas que se adequam em 1 dia ou 1 semana, outros precisam de 1 mês, depende muito das empresas que fornecem os sistemas.