Bom dia Rafael!
Em primeiro lugar você precisa primeiro saber o porque é "isento" do IPI, fazendo a pesquisa das NCM de seus produtos e assim ver se a sua saída é Reduzida a Zero, Isenta mesmo ou tem alguma redução.
Confirmado isso, então você deverá somar os créditos de 05 anos, ou seja de 2010 para frente conferir TODAS as notas fiscais que geraram o crédito do IPI, confirmar se TODAS as NCM de mercadorias adquiridas podem se utilizar do Crédito (exemplo: se seu produto é vendido em caixas, essas caixas se tiverem IPI geram o crédito do imposto, mas as caixas utilizadas em transportes, normalmente as de papelão, mesmo tendo IPI, esse imposto não poderá fazer parte da base de cálculo para o crédito do mesmo).
Feita toda a conferência e a separação das notas fiscais que geraram o crédito, verificar se os mesmos estão contabilizados.
Tudo conferido e tudo certo, voce faz o Pedido de Ressarcimento (PER) e ao apurar o PIS, COFINS, IRPJ, CSLL ou mesmo IPI a pagar, você faz a Declaração de Compensação (COMP) e abate do saldo credor do IPI esses impostos. (PerDcomp).
Tendo dúvidas poste novamente
Sds
Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...
Meus filhos... minha vida