x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 5.474

RRA - Rendimentos recebidos acumuladamente em parcelas

Claudia m

Claudia M

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 11:35

Recebi indenização de um processo trabalhista em 6 parcelas e a última aconteceu em fev/2016, sendo que só houve retenção de imposto de renda na última parcela.
Estou declarando as 5 parcelas na ficha de RRA, rendimentos recebidos acumuladamente, com o número de meses proporcional ao valor da parcela, conforme instrução na tela de ajuda para preenchimento.
O problema é que, quando declaro as 5 parcelas recebidas em 2015 está dando imposto de renda a pagar. Há alguma outra forma de declarar esses valores, que não gere imposto á pagar, sendo que foi calculado apenas na última parcela, ou tenho que pagar o imposto de renda e recuperar o valor descontado na declaração referente 2016?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 13:29

Boa tarde Claudia,

Se o imposto de renda incidiu apenas sobre a última parcela, não lhe resta outra alternativa que não a de pagar o imposto agora e restituí-lo na DIRPF do ano vindouro (2017).

Entretanto se o imposto incidiu sobre as demais parcelas você deve informar apenas o imposto das cinco já recebidas em 2015. No ano vindouro informará apenas o imposto incidente sobre a última recebida em 2016.

Pesquise o processo ou fale com o advogado para obter as informações que precisa.

...

Claudia m

Claudia M

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 13:47

Obrigada pela ajuda Saulo Heusi, o Imposto descontado na última parcela é sim calculado sobre o valor total recebido, ou seja, todas as parcelas, posso então informar o imposto proporcional nas parcelas anteriores, correto ?

Denilson Gonzales

Denilson Gonzales

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 11:58

Bom dia,

Meu sogro recebeu em 12/2015 uma indenização de processo do INSS. O advogado lhe entregou este ano um "Demonstrativo de Atualização do Cálculo de liquidação para a declaração, que consta o valor de 69.795,83. No entanto o comprovante de resgate do BB, consta o valor de 78.335,76 + 166,78 de rendimentos, totalizando 78.502,54. O IR retido foi de 6.212,80.
Qual valor correto a declarar, o de 69 ou de 78, pois pelos cálculos que fiz, o valor do IR foi sobre o 78. E o valor pago ao advogado?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade