x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 770

IRPF 2016 - Declaração de veículo doado

David Cerqueira de Medeiros Cavalcante

David Cerqueira de Medeiros Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 4
há 9 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 16:39

Em 2015, fiz a transferência de um veículo para meu irmão. Este veículo consta na minha declaração, na seção Bens e Direitos, com o valor de aquisição. No campo Situação em 31/12/2015, deixei o valor em R$ 0,00, enquanto em Situação em 31/12/2014 continua o valor de aquisição.

Na seção Doações Efetuadas, cadastrei a doação e escolhi o Código 81 (Doações em bens e direitos), preenchendo o nome e o CPF do meu irmão.
Porém, fiquei com uma dúvida.

No campo "Valor pago", o que eu preencho? Seria o valor de aquisição do veículo quando estava no meu patrimônio? No caso, o valor que está em "Situação em 31/12/2014" do cadastro deste veículo em Bens e Direitos da minha declaração?

Essa nomenclatura não tem coerência, pois se trata de uma operação de doação e o sistema pergunta genericamente "Valor pago".

Obs.: já atualizei a discriminação deste veículo em Bens e Direitos, fazendo constar que o mesmo foi transferido para meu irmão (informando seu nome e CPF).

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 21:15

Boa noite David,

O campo "Valor Pago" refere-se ao valor pago por você pelo bem doado.

{i]O doador deve proceder da seguinte forma:
informar no item relativo ao bem doado, no campo "Discriminação" da Declaração de Bens e Direitos, o nome e o número de inscrição no CPF de quem recebeu a doação; deixar em branco o campo "Situação em 31/12/201 5 (R$)"; informar ainda o valor na ficha "Doações Efetuadas", sob o código 81. (Resposta a Pergunta 438)

Não se esqueça que as doações sofrem a incidência do ITCMD. Verifique a legislação de seu estado para saber como proceder para o pagamento deste imposto.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade