x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 886

JOAO CARLOS DE OLIVEIRA

Joao Carlos de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 16:43

Boa tarde, estou com um problema sério de perd/comp, pois o contador fez o pedido errado. O caso e o seguinte: a empresa nos anos de 2000,2001 e 2002 estava fora do simples e fez os recolhimentos como se fosse optante pelo simples. Em 2007 o contador fez o pedido de perd/comp para compensar os debitos em aberto dos anos de 00,01 e 02 com os pagamentos indevidos do simples, mas a questão e que a RFB não aceitou os perd/comp e os pagamentos que a empresa fez de Simples equivocadamente tornou-se uma nova dívida além dos impostos que deveria ter sido recolhido na época. O que devo fazer? entrar na justiça comum, ou existe outra forma para corrigir esse erro do contador.

Fátima Montagner

Fátima Montagner

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 17:11

Boa tarde João Carlos, qual o motivo da Receita não ter aceito a compensação?. E porque o imposto recolhido tornou-se uma nova dívida?
Porque se a empresa recolheu de forma errada nos anos de 2000 a 2002 como simples e deveria ter recolhido como lucro presumido, poque não compensar o valor devido no lucro presumido com o valor pago no simples?. Pelo que sei pode ser compensado.
- Deveria ter feito o cálculo no lucro presumido e corrigido até a data do pagamento.
- Fazer a compensação destes com os darf´s pagos no simples, lembrando que estes créditos também são corrigidos pela selic acumulada até a data da compensação.
- Pagar a diferença que houver
Lembrando que você só poderá compensar créditos dos últimos 05 anos. Se ele fez todos em 2007 o crédito do ano de 2000 e 2001 não poderiam mais ser aproveitados.

Desculpe se não entendi sua pergunta, ou se minhas informações não lhe forem válidas.

Fátima Montagner

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade